/

Detetado o campo magnético mais forte algum vez visto no Universo

Uma equipa de astrónomos detetou o campo magnético mais forte alguma vez observado no Universo. É dezenas de milhões de vezes mais forte do que o que é possível gerar em laboratórios da Terra.

A equipa de astrónomos do Telescópio de Modulação de Raio X Duro (Insight-HXMT) revelou o campo magnético mais forte já detetado no Universo. Trata-se do pulsar de raios X em crescimento, GRO J1008-57.

A estrela GRO J1008-57 é um pulsar de raios-X em crescimento que emite poderosos feixes de radiação eletromagnética. A GRO J1008-57 apresenta um campo magnético de aproximadamente mil milhões de Tesla na superfície da estrela de neutrões, o que é dezenas de milhões de vezes mais forte do que o que pode ser gerado em laboratórios da Terra.

“Este é até agora o campo magnético mais forte detetado conclusivamente no Universo”, escreveram os autores do estudo, que foi conduzido principalmente por cientistas do Instituto de Física de Altas Energias da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Eberhard Karls de Tübingen na Alemanha, em comunicado.

As estrelas de neutrões têm os campos magnéticos mais fortes do universo. Binários de raios-X de estrelas de neutrões são sistemas que consistem numa estrela de neutrões e uma companheira estelar normal.

A estrela de neutrões acrescenta matéria e forma um disco de acreção circundante. Se o campo magnético for forte, a matéria agregada é canalizada por linhas magnéticas para a superfície da estrela de neutrões, resultando em radiações de raios-X. Como resultado, essas fontes também são chamadas de “pulsares”.

A descoberta foi possibilitada pelo telescópio de modulação rígida de raios-X Insight-HXMT, que é o primeiro observatório espacial chinês em órbita, compreendendo cargas úteis científicas que incluem um telescópio de alta energia, um telescópio de média energia, um telescópio de baixa energia e um monitor das proximidades do ambiente espacial.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Astrophysical Journal Letters.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.