Descobertas mais de cinco toneladas de cocaína escondidas em bananas em Málaga

Charles Roffey / Flickr

A Polícia Nacional e a Guarda Civil espanholas apreenderam na quarta-feira mais de cinco toneladas de cocaína, escondidas em bananas num parque industrial perto de Málaga, numa operação em que foram detidas pelo menos 15 pessoas.

Fontes da investigação indicaram à agência de notícias espanhola EFE que foram detidas pelo menos 16 pessoas, mas prevê-se que venham a ser mais de 30.

A droga, que foi apreendida no parque industrial nos arredores de Málaga, estava escondida em bananas provenientes da América do Sul. Segundo o New Straits Times, a cocaína estava escondida num carregamento de bananas que chegava de barco a Portugal e era então transportado num camião para Málaga, no sul da Espanha.

De acordo com a Reuters, mais de 300 mil euros em dinheiro, armas e carros de luxo conseguidos após a invasão de 20 residências e empresa também foram confiscados.

Num comunicado, a polícia disse que os suspeitos, que são de nacionalidade holandesa e estão estabelecidos na Costa del Sol, estavam a traficar drogas da América Latina através de uma empresa dedicada a importar grandes quantidades de bananas e outras frutas da Costa Rica.

A investigação sobre o grupo de traficantes durou quase um ano e envolveu autoridades portuguesas, norte-americanas, a Unidade de Drogas e Crime Organizado (UDYCO) da polícia e a Unidade Central Operativa (UCO) da Guarda Civil.

Espanha, com as suas ligações históricas e linguísticas à América do Sul, é o principal ponto de entrada de cocaína para a Europa, principalmente da Colômbia. Os traficantes recorrem frequentemente a métodos criativos para passar as drogas pela alfândega espanhola.

Em abril, foram encontradas 9 toneladas de cocaína colombiana entre bananas no porto de Algeciras, no sul da Espanha, marcando um recorde europeu de drogas encontradas dentro de um contentor de transporte marítimo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.