Vai ser libertada a jovem condenada a prisão perpétua por matar o homem que a violou

A norte-americana Cyntoia Denise Brown, que foi condenada a prisão perpétua aos 16 anos, depois de ter matado o homem que a comprou para fazer sexo, vai ser libertada ao cabo de 15 anos atrás das grades, fruto do perdão do Governador do Tennessee.

O Governador do Tennessee, Bill Haslam, concedeu a clemência a Cyntoia Denise Brown que sairá da prisão em liberdade condicional a 7 de Agosto deste ano, depois de cumprir 15 anos de prisão, conforme avança a CNN.

“Esta decisão surge depois de uma reflexão minuciosa sobre o que é um caso trágico e complexo”, salienta a nota divulgada pelo Governador à comunicação social.

“Cyntoia Brown cometeu, segundo a sua própria confissão, um crime horrível aos 16 anos de idade”, contudo, “impor a prisão perpétua a uma jovem que precisaria de cumprir, pelo menos, 51 anos antes de ser elegível para a consideração da [liberdade] condicional, seria demasiado duro, especialmente à luz dos passos extraordinários que tomou para reconstruir a sua vida”, justifica o Governador.

“A transformação deve ser acompanhada pela esperança”, defende ainda Bill Haslam.

O caso de Cyntoia Brown foi notícia por todo o mundo e despertou a atenção de celebridades como a cantora Rihanna, a actriz Ashley Judd, a comediante Amy Schumer e a socialite Kim Kardashian que intercederam em nome da libertação da mulher que agora tem 30 anos.

Vários advogados do Tennessee, bem como congressistas envolveram-se igualmente no caso que é retratado no documentário “Me Facing Life: Cyntoia’s Story”, lançado em 2011.

Cyntoia Brown matou Johnny Mitchell Allen em 2004, com um tiro na cabeça, enquanto ele dormia. Durante o julgamento, a jovem teve que justificar o facto de ter roubado dinheiro e armas ao homem.

Ela alegou que o matou em auto-defesa, temendo voltar de mãos a abanar para o proxeneta que a vendeu a Allen e que tinha como alcunha “Cut Throat” (Cortador de Gargantas na tradução para Português). A acusação defendeu a tese do roubo como móbil do crime.

Ela acabou condenada pelos crimes de roubo e homicídio.

Na prisão, Cyntoia Brown tirou um curso superior que terminou em 2015, e planeia agora abrir uma organização sem fins lucrativos para ajudar jovens que vivem situações de exploração sexual semelhantes à que viveu.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Então as pessoas que estão escravas como esta rapariga estava estão autorizadas a matar terceiros enquanto dormem, e ficar impunes, porque não matou ela o chulo que a escravizava? Porque não fugiu e pediu ajuda às autoridades.
      Ainda que não concorde que o “cliente” fosse totalmente inocente ou bom carácter, pois a prostituição é ilegal nos EUA, não posso concordar também que tenha merecido a morte, só por que a rapariga tinha medo de levar pouco dinheiro para o chulo naquele dia. E se a história se repetisse todos os dias? Seria uma serial killer
      coitadinha?

RESPONDER

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …

Novo laser ataca e mata células cancerígenas da corrente sanguínea em tempo real

Uma equipa de cientistas da Universidade de Arkansas testou com sucesso um laser que encontra e mata células cancerígenas - tudo do lado de fora da pele. A ideia é matar as células cancerígenas antes que …