Crocodilo com mais de 4 metros capturado no norte da Austrália

Um crocodilo com mais de 4 metros foi encontrado num ponto turístico australiano. O animal que habita em água salgada foi capturado do local pelos guardas florestais, que garantem que estas ações das autoridades locais são uma forma de chamar à atenção para a presença de grandes crocodilos na zona.

Mede 4,5 metros do focinho à cauda e pesa 349 quilos. Este é o maior crocodilo capturado na região nos últimos anos, garantiu um dos guardas florestais que esteve envolvido no processo de captura do animal.

Segundo o guarda florestal John Burke, o crocodilo macho foi encontrado no Parque Natural do Rio Flora, a 120 quilómetros do sudoeste da cidade de Katherine, no interior do país. Burke revela que não se lembra da existência de um crocodilo tão grande capturado em no rio Flora.

De acordo com o The Independent, há três anos um crocodilo maior surpreendeu as autoridades locais. Com quase 5 metros, o crocodilo foi preso na mesma zona onde há uma forte presença de vida selvagem, contudo foi capturado no rio Katherine, que fica mais perto do mar.

O Parque Natural Rio Flora possui uma uma grande variedade de vida selvagem, e é um popular local de pesca, embora os visitantes sejam regularmente aconselhados a não nadar no rio devido à presença de crocodilos de água salgada.

Parece que os crocodilos são visitas habituais nesta zona. Na semana passada, outro grande crocodilo, que media pouco mais de 3 metros, foi também capturado num rio da mesma região, pelos mesmos guardas-florestais.

Em declarações ao jornal local Katherine Times, Burke explicou que estas capturas servem de alerta à comunidade e aos turistas para que não se esqueçam que estão a viver ou a passear “num país de crocodilos”.

Katherine Times

Os Rangers John Burke e Chris Heydon

“São cada vez mais, e essa é a razão de termos as zonas delimitadas no rio. Para que não haja uma interação facilitada entre os crocodilos e as pessoas que estão naquela zona”, remata Burke.

O número de crocodilos tem aumentado no norte tropical da Austrália, sobretudo desde que a lei federal os considerou uma espécie protegida no início dos anos 70.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.