Croácia vs Inglaterra | classe croata garante final

A Croácia fez História no Mundial 2018 e apurou-se para a sua primeira final da competição.

A formação dos Balcãs até começou mal o jogo das meias-finais contra Inglaterra, com um golo sofrido logo a abrir, mas depressa assumiu o comando das operações, com a sua impecável circulação de bola à qual os ingleses não conseguiram reagir.

No segundo tempo os croatas empataram e, no prolongamento, deram expressão numérica no resultado à superioridade demonstrada em todo o jogo. Agora, segue-se a França, no domingo, pelas 16h00.

O jogo não poderia ter começado melhor para Inglaterra. Logo aos cinco minutos, Kieran Trippier converteu de forma irrepreensível um livre directo em zona frontal para um golo espectacular. Isto logo no primeiro remate, quando nenhuma das equipas havia ainda justificado uma vantagem.

A Croácia viu-se obrigada a partir para o ataque e assumir o jogo, algo a que está habituada a fazer, independentemente das circunstâncias. E fê-lo com alguma competência, chegando ao intervalo com mais bola (53% de posse) e mais dois remates, mas os mesmos enquadrados que a Inglaterra.

Luka Modric era o “maestro” do jogo croata, mas faltava profundidade ao seu jogo, algo que sobrava do outro lado. Nas transições rápidas, os britânicos foram criando perigo, embora apenas o golo de Trippier contasse ao descanso. O lateral inglês era o melhor em campo nesta altura, com um rating de 7.1.

A formação dos Balcãs não desistiu, apesar da patente falta de espaços para criar perigo. Mas aos poucos foi empurrando a Inglaterra para a sua grande área.

Quando registava 70% de posse de bola no segundo tempo chegou mesmo ao empate, decorria o minuto 68. Sime Vrsaljko cruzou da direita e Ivan Perisic foi mais rápido a reagir que a defesa inglesa, desviando com o pé esquerdo. E aos 72, o avançado acertou no ferro da baliza de Jordan Pickford. A Croácia estava claramente por cima.

Apesar de ter conseguido estancar um pouco da pressão ofensiva croata mais para o fim do tempo regulamentar, a verdade é que, na segunda parte, os ingleses nunca mais conseguiram controlar o jogo, dando ideia de que poderiam sofrer um golo a qualquer momento. E nem as transições saíam a preceito. Porém, conseguiram segurar o empate e levar a partida para prolongamento.

Porém, a melhor equipa em campo era mesmo a Croácia, que continuou a mandar no jogo. E, já no segundo tempo do prolongamento, aos 109 minutos, os croatas marcaram mesmo.

Perisic cruzou da esquerda e Mario Mandzukic surgiu na grande área a desviar para o fundo da baliza de Pickford. O desfecho lógico, sustentado pelos números: 55% de posse de bola, o dobro dos remates dos ingleses, muito mais disparos enquadrados, as duas únicas ocasiões flagrantes do jogo e muito futebol.

O melhor em campo foi Ivan Perisic. O avançado do Inter fez o golo do empate e a assistência para o tento decisivo no prolongamento, terminando a partida com um GoalPoint Rating de 7.7. O herói croata registou ainda sete remates, três passes para finalização (dos quais duas ocasiões flagrantes) e realizou nove cruzamentos, embora apenas um eficaz.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …

Autarca que engoliu prova começa a ser julgado (com actores chamados a tribunal)

O antigo-vice-presidente da Câmara de Portimão, Luís Carito, começa nesta terça-feira a ser julgado, depois de ter engolido uma alegada prova dos crimes relacionados com o projecto que visava tornar a cidade algarvia na "Meca …