Crianças que jogam online têm melhores resultados na escola

A análise a 12 mil estudantes australianos, com base em resultados no teste Pisa, mostraram que jogar online até pode ser vantajoso para melhor o desempenho académico.

De acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Communication, as crianças e jovens que jogam online tendem a ter um melhor desempenho académico.

Em causa estão, sobretudo, os resultados a matemática, em testes de leitura e ainda a temas ligados às ciências.

A investigação, liderada por Alberto Posso, do Royal Melbourne Institute of Technology, analisou mais de 12 mil estudantes na Austrália.

Os alunos que jogavam online quase todos os dias tinham 15 pontos acima da média em matemática e leitura e 17 pontos em ciência.

No entanto, segundo o The Guardian, a metodologia empregue no estudo não consegue provar totalmente esta teoria.

Posso analisou os dados dos estudantes através do programa Pisa, um teste internacionalmente reconhecido e que é feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (ou OCDE na sigla portuguesa).

A investigação analisou a correlação entre a pontuação académica e os interesses pessoais das crianças e as suas atividades fora da escola, incluindo o uso da Internet.

“A análise mostra que os estudantes que gostam de jogos online conseguem obter pontuações mais altas nos testes de Pisa, todas as outras [pontuações] são iguais”, disse o investigador.

“Quando se joga online o cérebro está a resolver quebra-cabeças para passar ao próximo nível, o que envolve o uso de alguns conhecimentos gerais da matemática, leitura e ciência”, explica.

Mas a associação entre os jogos e o desempenho académico ainda não é clara. É possível que as crianças mais dotadas nessas áreas sejam até mais propensas aos jogos online, e haja uma mera correlação.

Ou então podem ser mais eficientes nas suas atividades enquanto estudantes e ter na mesma tempo livre para conseguir jogar, sugere o jornal inglês.

O estudo analisou também a correlação entre o uso das redes sociais e as pontuações obtidas nos testes, concluindo que os utilizadores de sites como o Facebook e o Twitter são mais propensos a terem um desempenho, em média, 4% menor.

Entre os 12 mil alunos entrevistados, 78% disseram usar as redes sociais todos os dias.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …