Crianças que jogam online têm melhores resultados na escola

A análise a 12 mil estudantes australianos, com base em resultados no teste Pisa, mostraram que jogar online até pode ser vantajoso para melhor o desempenho académico.

De acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Communication, as crianças e jovens que jogam online tendem a ter um melhor desempenho académico.

Em causa estão, sobretudo, os resultados a matemática, em testes de leitura e ainda a temas ligados às ciências.

A investigação, liderada por Alberto Posso, do Royal Melbourne Institute of Technology, analisou mais de 12 mil estudantes na Austrália.

Os alunos que jogavam online quase todos os dias tinham 15 pontos acima da média em matemática e leitura e 17 pontos em ciência.

No entanto, segundo o The Guardian, a metodologia empregue no estudo não consegue provar totalmente esta teoria.

Posso analisou os dados dos estudantes através do programa Pisa, um teste internacionalmente reconhecido e que é feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (ou OCDE na sigla portuguesa).

A investigação analisou a correlação entre a pontuação académica e os interesses pessoais das crianças e as suas atividades fora da escola, incluindo o uso da Internet.

“A análise mostra que os estudantes que gostam de jogos online conseguem obter pontuações mais altas nos testes de Pisa, todas as outras [pontuações] são iguais”, disse o investigador.

“Quando se joga online o cérebro está a resolver quebra-cabeças para passar ao próximo nível, o que envolve o uso de alguns conhecimentos gerais da matemática, leitura e ciência”, explica.

Mas a associação entre os jogos e o desempenho académico ainda não é clara. É possível que as crianças mais dotadas nessas áreas sejam até mais propensas aos jogos online, e haja uma mera correlação.

Ou então podem ser mais eficientes nas suas atividades enquanto estudantes e ter na mesma tempo livre para conseguir jogar, sugere o jornal inglês.

O estudo analisou também a correlação entre o uso das redes sociais e as pontuações obtidas nos testes, concluindo que os utilizadores de sites como o Facebook e o Twitter são mais propensos a terem um desempenho, em média, 4% menor.

Entre os 12 mil alunos entrevistados, 78% disseram usar as redes sociais todos os dias.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …