/

As crianças devem ir a pé para a escola

1

quasarsglow / Flickr

-

Um estudo internacional de investigadores da Universidade de Granada demonstrou que é necessário realizar campanhas para tornar os pais conscientes dos benefícios de ir a pé para a escola e, além disso, trabalhar a percepção da segurança dos caminhos que os filhos devem seguir.

Muitos estudos têm mostrado que ir a pé para a escola é um comportamento que traz muitos benefícios para a saúde dos jovens. Por esta razão, os investigadores consideram importante conhecer os factores que determinam que os adolescentes vão ou não a pé para a escola a fim de para promover este hábito.

Na pesquisa, publicada no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, participaram 1 219 crianças entre oito e 11 anos e 1 007 pais de 18 colégios em diferentes estados dos Estados Unidos.

O objectivo foi analisar os factores que determinam que as crianças vão ou não a pé para a escola, incluindo factores socio-demográficos (raça e status socioeconómico); factores ambientais (clima e da qualidade das estradas que vão dar à escola a pé e de bicicleta); as percepções de pais e filhos em função das barreiras que impedem o transporte activo.

CV canalugr / YouTube

Palma Chillón Garzón, investigadora da Universidade de Granada

Palma Chillón Garzón, investigadora da Universidade de Granada

O trabalho realça também o interesse em que os diferentes governos promovam a deslocação activa entre as crianças e suas famílias.

Segundo Palma Chillón Garzón, professora do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade de Granada e principal autora do projecto, a pesquisa concluiu que o entendimento dos pais no momento de permitir ou não que os seus filhos vão a pé para a escola é fundamental nesse comportamento.

“Portanto, tendo em vista os resultados, devemos esforçar-nos para melhorar a percepção dos pais em relação à segurança de caminhos que os filhos usam para ir à escola, a fim de remover essa barreira “, defende a investigadora.

Ciência Hoje

1 Comment

  1. Antes de mais parece mais uma daquelas conclusões fúteis, completamente afastadas do mundo real. Presumo que quem teve esta brilhante conclusão não deve ter filhos. Nos nossos dias experimentem, a partir de uma casa que eventualmente diste da escola por volta de uns 2 kms, deixar ir uma criança de, por exemplo de 12 anos, sozinha para a escola, a pé. Então?… Chegaram a alguma conclusão?… Parece-me que sim. SINCERAMENTE!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.