Consumo moderado de álcool também aumenta o risco de cancro

A maioria dos europeus não está ciente de que consumir bebidas alcoólicas, mesmo que moderadamente, aumenta os riscos de se vir a sofrer de sete tipos de cancro. É este o alerta que surge num relatório da União Europeia de Gastroenterologia.

A associação entre álcool e cancro é um grave problema de saúde pública na Europa, avisa o presidente da União Europeia de Gastroenterologia (UEG), Michael Manns, em declarações divulgadas pelo jornal El País, no âmbito da divulgação de um relatório que alerta para a situação.

“Apesar de todas as tentativas da Europa de combater o impacto do álcool na saúde, a quantidade de álcool consumido nos países da União Europeia é maior do que no resto do mundo e a incidência de muitos cancros digestivos, relacionados com o álcool, está em crescendo”, lamenta este responsável.

A UEG realça no documento citado pelo El País, que consumir uma bebida alcoólica por dia já eleva o risco de se sofrer cancro do esófago e consumir duas bebidas diariamente aumenta em 21% as possibilidades de aparecimento do cancro colo-rectal.

As mulheres que tomam mais de um copo de vinho ou de cerveja por dia aumentam o risco de cancro da mama, aponta ainda a UEG.

O consumo de duas a quatro bebidas alcoólicas diariamente está associado com sete tipos de cancro digestivo, enquanto que o abuso de álcool é responsável por metade dos cancros de fígado na Europa, conforme dados da UEG.

A entidade alerta também que os grandes bebedores de álcool arriscam de forma alarmante vir a sofrer de cancro do pâncreas, um dos mais mortais tipos da doença.

O relatório divulgado pela UEG é uma forma de alertar as consciências para um problema que muitos europeus desconhecem e que é altamente oneroso, em termos de saúde pública. Simultaneamente é uma chamada de atenção aos Governos da União Europeia para que tomem medidas concretas, tal como fizeram com o tabaco.

“As pessoas estão habituadas a zonas livres de fumo, pelo que não é inconcebível que o mesmo suceda com o álcool, reduzindo assim a acessibilidade, os níveis de consumo e a incidência de cancro digestivo”, refere no relatório da UEG a especialista em cancro do esófago Rebecca Fitzgerald, do Hospital Addenbrooke de Cambridge, no Reino Unido.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Consumo moderado de álcool também aumenta o risco de cancro”

    Então não me afeta… não bebo moderadamente.

  2. estranho que nao falam nas idades ? grande parte da populaçao vai morrer um dia,de algum cancro ! mesmo aqueles que nao fumam ,bebem ou comem carne vermelha,açucar etc

RESPONDER

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …