/

Interior: os 7 concelhos portugueses com mais incentivos para atrair população

Há apoio à natalidade, refeições e transportes gratuitos, benefícios fiscais. E 5 mil euros para comprar casa.

Colocar mais pessoas no interior de Portugal é uma prioridade, quer a nível local, quer a nível nacional. Cerca de 70% dos portugueses vivem no litoral.

O Governo apresentou já três anos o programa ‘Trabalhar no Interior’, que inclui o ‘Emprego Interior MAIS’ – com uma ajuda inicial de quase 5 mil euros, no máximo.

A nível local, a DECO Proteste elaborou o mapa com os sete municípios com mais incentivos para atrair população.

Há motivações em diversos contextos: compra de casa, apoio à natalidade, refeições e transportes gratuitos ou benefícios fiscais, reforça o portal Eco.

Boticas lidera a lista. Perto de Chaves, no distrito Vila Real, a Câmara Municipal disponibiliza, por exemplo, terrenos a baixo preço para instalação de empresas. Ainda no sector empresarial, há isenção de derrama, diversas taxas baixam para metade e há benefícios no IRS. Em relação à natalidade, há 1.000 euros por cada nascimento, 50 euros por mês às crianças (até aos 3 anos) naturais e residentes no concelho.

Oleiros está no segundo lugar. Na zona de Castelo Branco, há 5 mil euros para comprar casa – para quem viva lá há 2 anos e tenham no máximo 35 anos de idade. Também há 5 mil euros para cada nascimento, ao longo dos primeiros três anos de vida da criança. As vantagens no IRS e no IMI repetem-se.

Sardoal encerra o pódio. Não muito longe de Oleiros, mas já no distrito Santarém. O IMI é 0,33%. Há isenção de derrama para alguns negócios. Os pais de recém-nascidos recebem 60 euros por mês, há refeições gratuitas para as crianças locais até ao 6.º ano. A água e os medicamentos são mais baratos para famílias mais pobres.

Barcelos aparece no quarto posto. Neste concelho do distrito Braga, o IMI fica-se pelos 0,35%. As taxas de licenciamento para habitação jovem são mais baixas. As famílias mais carenciadas têm apoio no pagamento das rendas da casa, na reconstrução de habitações em condições precárias e têm transportes gratuitos para alunos com deficiências severas.

Cinfães fecha o top-5. Agora no distrito Viseu, perto do rio Douro, o IMI baixa para 0,30% e 2% do IRS é devolvido pela Câmara Municipal. São 1.000 euros por cada nascimento e há transportes escolares gratuitos para todos os alunos até ao 12.º ano. O fundo de emergência social dá um apoio de, no máximo, 1.000 euros por ano para cada família mais pobre.

Santa Marta de Penaguião, no sexto lugar. Voltando ao distrito Vila Real, onde há lotes que custam 1 euro por metro quadrado para novas empresas, que terão IMI a 0,30%. Há roupa, calçado, puericultura e brinquedos para habitantes mais pobres e refeições gratuitas para todos os alunos carenciados. No geral, o transporte é gratuito para todos os alunos até ao 9.º ano. Os reformados pagam metade na água, nas tarifas do lixo e saneamento – ou têm estes serviços de borla, se forem mais pobres.

Anadia fecha a lista dos sete concelhos com mais incentivos no interior (e é o concelho que fica mais perto do oceano Atlântico). No distrito Aveiro, este município repete Cinfães: IMI de 0,30% e 2% do IRS é devolvido. Há apoios municipais para despesas e bolsas de empreendedorismo e incubação. OS benefícios fiscais espalham-se para empresas e particulares: isenção de IMI, Redução de IMT, derrama reduzida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.