Conceição tem “fome” de vencer e quer FC Porto com a mesma dinâmica

José Coelho / Lusa

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição admitiu, esta terça-feira, que o Famalicão, adversário da 25.ª jornada da I Liga de futebol, é a surpresa do campeonato, esperando que neste regresso os portistas mantenham a dinâmica.

Na antevisão do encontro com a equipa famalicense, que será um dos primeiros da Liga, após quase três meses de paragem devido à pandemia da covid-19, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, referiu as expectativas para o que falta jogar no campeonato e mostrou-se confiante no futuro.

“O Famalicão é a verdadeira surpresa do campeonato, com muita qualidade individual, com jovens e um treinador que está a mostrar que tem categoria para fazer o trabalho que está a desenvolver. O João Pedro era adjunto e passou a ser treinador principal, está a provar que tem qualidade para isso”, elogiou.



Sobre o regresso do campeonato, o técnico espera “que seja retomada a dinâmica. Antes da paragem, a equipa estava bem, tinha vencido jogos importantes, tínhamos recuperado alguns pontos na tabela, essenciais para a luta do principal objectivo. Espero dar continuidade a toda essa dinâmica”, afirmou Sérgio Conceição.

O técnico portista falou do empate caseiro com o Rio Ave (1-1), no último jogo antes da paragem, a 7 de março, queixando-se da equipa de arbitragem. “Merecíamos ganhar, até por mais do que um golo. Não ganhámos por noite infeliz da terceira equipa, ou estaríamos agora com mais quatro pontos do que o nosso rival. Desejo a essas terceiras equipas a maior felicidade do mundo e, no fim, quem vencer que seja por mérito”, vincou.

Conceição garantiu ainda que o FC Porto quis sempre jogar para concluir o campeonato, lembrando que “ninguém foi de férias” e sublinhou a vontade de provar que os portistas são “os melhores dentro de campo”.

“Nós nunca parámos. Não fomos de férias, estivemos a trabalhar o tempo todo. Todos os dias tivemos trabalho, isso, por si só, demonstra a vontade e a esperança que tínhamos de que o campeonato retomasse, para que no campo mostrássemos o que éramos e que queremos ser a melhor equipa”, garantiu o treinador.

O técnico dos dragões foi ainda confrontado com o facto de não poder contar com Marcano até ao final da época. O defesa central espanhol sofreu uma rotura de ligamentos e foi operado, prevendo-se um tempo de recuperação nunca inferior a três meses.

“É sempre mau não ter todo o plantel. Lamento profissionalmente o que aconteceu ao Marcano. É um jogador muito importante para nós, também no balneário”, referiu.

O treinador dos azuis e brancos falou também sobre a situação do japonês Nakajima, que está a trabalhar em casa, para dar apoio à esposa, que se encontra doente. “Nakajima não está no grupo. A direcção vai tratar isso, mas não há muito mais a falar. Gostaria de ter todos disponíveis, claro”, explicou.

Sobre o facto de os jogos serem à porta fechada, Sérgio Conceição defendeu que, independentemente disso, “a fome tem de ser a mesma”. “Vai ser diferente entrar sem público. Faltarão os condimentos necessários. Comer uma salada sem azeite, vinagre e sal não é a mesma coisa. Mas, a fome tem de ser a mesma.”

“Temos de entrar com a mesma vontade, como se tivéssemos o estádio superlotado, com os sócios e adeptos a apoiar. O incentivo aos jogadores é essencial. Até as assobiadelas fazem falta. Não é a mesma coisa, mas temos de enfrentar as coisas como são”, frisou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …