Comer cenouras deixa-o bronzeado? Eis a nova tendência do TikTok

Cenouras

Uma tendência de beleza que está a ganhar popularidade no TikTok, apelidada de “bronzeado de cenoura”, afirma que comer três cenouras por dia lhe dará um bronzeado natural.

Mas será que isto realmente pode dar-lhe um brilho natural? E será saudável?

Os carotenoides são pigmentos naturais que dão cores vermelhas, laranjas e amarelas a frutas e vegetais. Pense neles como a tinta da natureza.

Existem muitos carotenoides, incluindo luteína, licopeno, alfa-caroteno e beta-caroteno. O beta-caroteno é o carotenoide responsável pela vibrante cor laranja da cenoura.

Quando um alimento que contém beta-caroteno é digerido, as células especiais no intestino transformam-no em duas moléculas de retinol (também conhecido como vitamina A). Esta vitamina A é então usada em várias funções corporais críticas, como visão, reprodução, imunidade e crescimento.

O corpo controla a conversão de beta-caroteno em vitamina A com base no que necessita. Assim, quando o corpo tem vitamina A suficiente, abranda ou pára de converter beta-caroteno em vitamina A.

Qualquer beta-caroteno extra é então armazenado no fígado e no tecido adiposo, excretado nas fezes, ou removido através das glândulas sudoríparas na camada externa da pele. É nesta altura que pode ocorrer o “bronzeado” laranja da pele. Em medicina, isso é chamado de carotenodermia.

@isabelle.lux Carrots >>>>> #beautyfood #beautyhacks #carrottan ♬ original sound – Isabelle ⚡️ Lux

A carotenodermia dá à sua pele um pigmento amarelo/laranja que não é da mesma cor que ficaria com um bronzeado solar. Está concentrado nas palmas das mãos, nas solas dos pés e nas linhas do sorriso perto do nariz.

As cenouras não são o único alimento que contém beta-caroteno. Legumes de folhas verdes escuras, alguns (nem todos) outros vegetais e frutas amarelas e laranjas também contêm grandes quantidades. O beta-caroteno também é encontrado em salsa, manjericão, cebolinho, pimentão em pó, tomates secos ao sol e alguns suplementos alimentares.

De quantas cenouras estamos a falar?

Alguns dias de elevada ingestão de cenoura dificilmente resultarão numa mudança na cor da pele.

Não foram realizados ensaios de alta qualidade para testar a relação entre o número de cenouras comidas por dia e alterações na cor da pele ou outros resultados. No entanto, há evidências de que a carotenodermia aparece quando os níveis sanguíneos ultrapassam os 250-500 µg/dL.

Um caso publicado (onde os investigadores falam sobre o caso de um paciente) encontrou alterações na cor da pele após o consumo de cerca de 3 quilogramas de cenouras por semana (cerca de sete cenouras grandes por dia).

Outros especialistas sugerem que seria necessário comer pelo menos 10 cenouras por dia, durante pelo menos algumas semanas, para que ocorram alterações na cor. A maioria das pessoas acharia esta ingestão de cenoura desafiadora.

A quantidade de cenouras necessária para alterar a cor da pele também dependerá da variedade da cenoura, do seu tamanho e maturação, da forma como a cenoura é preparada (crua ou cozida) e se ou não a cenoura é consumida com uma fonte de gordura. O peso e a saúde gastrointestinal de uma pessoa também afetarão a quantidade de beta-caroteno absorvida.

É perigoso comer demasiado beta-caroteno?

A vitamina A existe em duas formas principais, vitamina A preformada e provitamina A.

A vitamina A preformada é a forma ativa de vitamina A encontrada em alimentos de origem animal, incluindo fígado, óleo de fígado de peixe, gemas de ovo e produtos lácteos. Quando comemos esses alimentos, a vitamina A preformada já está pronta a ser utilizada pelo corpo.

Os compostos de provitamina A (incluindo beta-caroteno) são os precursores da vitamina A. Os compostos de provitamina A precisam ser convertidos em vitamina A ativa uma vez no interior do corpo.

A vitamina A preformada pode ser tóxica se consumida em grandes quantidades. No entanto, os compostos de provitamina A não causam toxicidade da vitamina A em humanos porque o corpo regula rigorosamente a conversão de compostos de provitamina A em vitamina A. Por essa razão, não há limites recomendados sobre quanto beta-caroteno uma pessoa pode consumir com segurança por dia.

Há, no entanto, algumas evidências de que a ingestão de suplementos de beta-caroteno em alta dose (20 mg por dia ou mais) aumenta o risco de cancro do pulmão em pessoas que fumam ou já fumaram. Isso pode dever-se a alterações nas vias de sinalização química.

O Conselho do Cancro, portanto, recomenda evitar doses elevadas de suplementos de beta-caroteno (mais de 20 mg por dia), especialmente se fuma. Isso não se aplica a alimentos integrais, portanto, as pessoas que fumam ainda devem consumir frutas e vegetais que têm beta-caroteno.

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.