Colesterol alto trava resposta imunitária contra o cancro da mama

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular (iMM) João Lobo Antunes descobriram que a exposição a colesterol alto reduz a resposta imunitária contra o cancro de mama. Esta descoberta vai melhorar os futuros tratamentos de imunoterapia contra o cancro.

Para além de aumentar o risco de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais, o colesterol alto reduz a capacidade de resposta do sistema imunitário contra as células de cancro da mama.

A equipa de Sérgio Dias e Bruno Silva-Santos, investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM), afirma que “esta é a primeira vez que se identifica este efeito inibitório do colesterol na resposta do sistema imunitário face às células cancerosas”.

Atualmente, estão a ser descobertas diferentes formas de utilizar o sistema imunitário contra o cancro. É por isso que este papel inibidor do colesterol “tem de passar também a ser tido em conta no tratamento dos doentes oncológicos”, sublinha o investigador Sérgio Dias.

De acordo com o Diário de Notícias, a equipa de investigadores está a fazer um trabalho de pesquisa nesta área, estando já na fase pré-clínica, de modo a desenvolver futuras terapias do sistema imunitário, não só contra o cancro da mama, como também contra outros tipos de cancro.

Nestes estudos são usados linfócitos do sistema imunitário – as células T gama-delta – que têm propriedades antitumorais. Assim, na presença do colesterol LDL (Low Density Lipoprotein, o colesterol mau) estas células perdem a sua capacidade de ativação, tornando-se menos eficazes a eliminar as células cancerígenas.

A equipa expôs linfócitos T gama-delta (do sangue de dadores saudáveis) a diferentes níveis de colesterol LDL e mediu os efeitos na capacidade de ativação para destruir células de cancro da mama. A seguir, os investigadores usaram modelos animais de cancro da mama e conseguiram provar que a capacidade antitumoral dos linfócitos fica reduzida.

No futuro, a ideia é isolar estes linfócitos T gama-delta a partir do sangue do doente e aumentar a sua quantidade, para depois os reinjetar em grande quantidade nos pacientes.

//

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …