“Cobra” celestial apanhada a rastejar pelo Sol a 170 quilómetros por segundo

 

A cobra é na verdade um tubo de gases atmosférios mais frios que rapidamente rastejaram pelo campo magnético do Sol.

A missão do Orbitador Solar, que está a ser levada a cabo pela Agência Espacial Europeia, captou uma “cobra” celestial a rastejar a alta velocidade pelo Sol.

A imagem foi captada no dia 5 de setembro, quando o Orbitador Solar se aproximou do Sol para uma passagem mais próxima que aconteceu a 12 de outubro.

Na verdade, esta cobra é um “tubo” de gases atmosféricos mais frios que foi suspenso pelo campo magnético poderoso da nossa estrela no plasma mais quente circundante na atmosfera do Sol.

O plasma é um estado de matéria incrivelmente quente, tão quente que os eletrões saem dos seus átomos, o que o torna um gás de partículas carregadas. Dado serem partículas carregadas, são muito sensíveis aos campos magnéticos. As temperaturas altas no Sol levam a que todo o gás do Sol seja plasma, escreve o SciTech Daily.

O plasma da cobra está a seguir um filamento particularmente longo no campo magnético do Sol. O vídeo captado é uma time-lapse que foi construída com imagens do Gerador de Imagens Ultravioleta incluído no orbitador.

No total, a cobra demorou três horas a percorrer todo o filamento, mas dado o tamanho enorme do Sol, isto significa que o plasma estava a viajar a uma velocidade de 170 quilómetros por segundo ou 612 mil quilómetros por hora.

O que torna esta cobra tão intrigante é que ela começou a sua jornada numa região solar ativa que mais tarde entrou em erupção, ejetando milhares de milhões de toneladas de plasma no espaço. Isto levanta a possibilidade de que a cobra tenha sido a causadora desse evento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.