Cientistas italianos criam roupa que vigia funções vitais dos recém-nascidos

BBC

-

A monitorização de sinais vitais por roupas inteligentes reduz o stresse de bebés prematuros e seus pais

A luta pela vida de um bebé prematuro numa incubadora, coberto por eléctrodos, é uma experiência difícil para os seus pais.

Normalmente, eles têm poucos minutos por dia para estar ao lado da criança e vivem uma rotina desgastante, de grande preocupação com a saúde do recém-nascido.

Amenizar este sofrimento foi o objectivo de três italianos – um engenheiro, um médico e uma empresária do ramo têxtil – ao criar uma roupa com um tecido especial capaz de monitorizar os dados cardíacos, respiratórios e de movimentos de bebés recém-nascidos.

“Isso possibilita uma terapia fundamental: a do contacto da pele da mãe com a do filho”, diz Rinaldo Zanini, director da maternidade e coordenador médico da unidade de terapia intensiva neo-natal do hospital da Província de Lecco, no norte da Itália, em entrevista à BBC.

“Mantemos controlo e segurança, mas sem criar uma barreira entre os dois”, conta Zanini.

BBC

-

Os dados captados pela roupa são analisados em tablets, computadores ou telemóveis

Fios inteligentes

Os cabos e sensores estão fisicamente presentes na roupa, mas integrados no tecido. É como se os recém-nascidos “vestissem” os eléctrodos.

Feitos de prata, os fios inteligentes são bons condutores de electricidade. “Isso garante boa qualidade do sinal para a monitorização”, afirma o investigador Giuseppe Andreoni, da Universidade Politécnica de Milão.

Ao mesmo tempo, os fios têm uma textura semelhante à da malha de algodão e propriedades anti-bacterianas, evitando alergias no bebé.

No protótipo final, os fios inteligentes foram incorporados na costura das mangas. “Assim, temos a certeza de que estão sempre em contacto com a pele”, explica a empresária Alessia Moltani à BBC.

Um modem preso à roupa transmite por rede sem fios os dados captados pelos sensores. As informações podem ser, então, analisadas num computador, tablet ou telemóvel.

O uso do tecido inteligente diminui o impacto psicológico na mãe, que já está sensível pela gravidez terminada antes de tempo.

Também evita uma terapia incómoda, em que os eléctrodos presos à pele do bebé têm que ser trocados diariamente.

BBC

-

Investigações mostram que o contato da mãe com o bebé prematuro ajuda na recuperação

Nos testes efectuados pela equipa italiana, os bebés foram duplamente monitorizados: pelo método tradicional e pela roupa. “Cientificamente, chegámos aos mesmos resultados”, diz Zanini. “Mas o novo tratamento é menos stressante e favorece a descida do leite materno”, afirma Zanini.

Marina Padovan foi uma das mães que aceitou fazer parte da investigação. Chegou à maternidade para um parto prematuro com 32 semanas de gravidez. O seu filho nasceu com 1,340 quilos e ficou um mês e meio no hospital.

“Era difícil ver o meu filho com todos aqueles tubos e fios. Pedia ajuda à enfermeira a cada amamentação”, diz ela, que, por isso, decidiu testar o protótipo da roupa inteligente. “Era melhor tê-lo vigiado, mas no meu colo, sem precisar da ajuda de ninguém.”

‘Start-up’

Há dez anos que a ciência estuda diferentes aplicações destes tecidos electrónicos. O seu uso em roupas de bebés é o mais novo passo deste tipo de tecnologia, que no futuro poderá ser usada também para vigiar idosos.

O projeto nasceu há cerca de quatro anos, na Comftech, uma pequena empresa, na Universidade de Milão. A Comftech hoje faz parte de um grupo selecto de oito empresas da União Europeia que fazem parte do programa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, dedicado à saúde e prevenção de doenças.

Segundos dados oficiais, nascem cerca de 40 mil bebés prematuros por ano em Itália, o que representa cerca de 7% do total de partos. Nestes casos, a roupa oferece um tratamento mais humanizado.

No entanto, o seu uso caseiro requer atenção. “Não é um instrumento genérico que deva dar uma falsa sensação de segurança aos pais”, avisa Zanini. “A roupa revela situações de crise e perigo, mas é necessário também ensinar os pais a reagir caso ocorra uma dessas situações.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …