Cientistas identificam gene que pode provocar envelhecimento e cancro do fígado

QUT Science and Engineering / Flickr

-

Uma equipa de cientistas  identificou um gene que pode levar ao envelhecimento precoce e ao cancro do fígado, o que permite apontar caminhos para novos fármacos, revelou hoje o investigador Bruno Vaz.

“O que observamos a nível molecular na função que esta proteína tem, na função deste gene, acrescenta uma peça fundamental para perceber o que se passa durante a transformação tumoral e, ao adicionar esta peça extra, adiciona também a possibilidade de desenvolver um novo target de terapia”, explicou à Lusa Bruno Vaz, investigador da Universidade de Oxford.

O trabalho, que juntou médicos, geneticistas e biólogos moleculares e foi recentemente publicado na revista Nature Genetics, permitiu identificar uma nova situação patológica, envelhecimento precoce e formação de tumor no fígado, uma nova causa genética, mutações no gene SPRTN, e identificar a função de uma proteína responsável pela instabilidade genética.

Segundo os investigadores, o leque de possíveis causas genéticas para o cancro estende-se a mais de uma centena de síndromes genéticos raros.

Ciência Hoje

Bruno Vaz, investigador da Universidade de Oxford

Bruno Vaz, investigador da Universidade de Oxford

Apesar de estes síndromes afectarem um número limitado de pacientes, o seu estudo é “crucial na compreensão dos processos moleculares do desenvolvimento tumoral, permitindo identificar factores chave e alvos de novas estratégias terapêuticas”.

Em determinadas situações patológicas, as mutações são directamente transmitidas dos pais para os filhos, sendo suficientes para aumentar a possibilidade de formação de tumores.

Uum dos exemplos mais conhecido é o gene BRCA1/2, que causa 25% dos tumores da mama, recentemente publicitado pela actriz norte-americana Angelina Jolie.

“O que acontece muitas vezes é que as mutações deste gene são incompatíveis com a vida“, referiu Bruno Vaz, acrescentando que, no entanto, em alguns casos, como aqueles de três pacientes seguidos pelos investigadores, há uma mutação “compatível com a vida, mas com consequências a nível do envelhecimento e da formação tumoral”.

Bruno Vaz explicou que cada célula integra componentes estruturais e esta proteína tem uma função específica e, a partir do momento em que é identificada, “torna-se muito mais fácil desenvolver fármacos, inibidores farmacológicos que podem ser utilizados em tratamento tumoral”.

“O grande potencial da publicação, é referir-se não só a estes pacientes, afectados por tumor no fígado, mas também a tumores em geral“.

Para Bruno Vaz, um dos pontos importantes a ter em conta é que envelhecimento e cancro estão relacionados.

“O cancro é um problema de envelhecimento, agora não se sabe ao certo como é que uma pessoa tendencialmente envelhece durante um processo normal, porque envelhecimento é algo normal que tem de acontecer, só que há pessoas que envelhecem e desenvolvem cancro e outras não“, disse o cientista.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …