Cidade italiana tem um Carnaval peculiar (e algo pegajoso)

1

O Carnaval tem uma variedade de celebrações ao redor do mundo, mas há uma festa peculiar – e algo pegajosa – a pintar as ruas de uma cidade italiana.

A Batalha das Laranjas, típica do Carnaval de Ivrea, tornou-se uma tradição profundamente enraizada que traz visitantes de todo o mundo para a cidade do noroeste italiano.

À medida que as tradições se prolongam por décadas e gerações, as suas origens tornam-se um pouco difusas. Em relação ao Carnaval de Ivrea, o curioso é que se trata de uma encenação de um acontecimento histórico real, segundo o Atlas Obscura.

No livro Citrus: A History, Pierre Laszlo explica que a celebração de três dias, realizada antes da Quaresma, é uma encenação de “revoltas sangrentas por parte dos habitantes da cidade”.

A revolução poderia ter sido contra Ranieri di Biandrate, um tirano do século XII conhecido por jus primae noctis, um costume medieval que lhe deu o direito de passar a primeira noite com a noiva do vassalo.

Quando tentou afirmar este “direito” com uma mulher local, não foi bem sucedido: acabou por ser decapitado e a sua cabeça foi mostrada à população como sinal de triunfo. A heroína de Ivrea tornou-se a protagonista do Carnaval.

Uma outra história coloca a cidade contra o Marquês William VII de Montferrat, um tirano do século XIII que foi acusado do mesmo crime.

Não se sabe como é que as laranjas entram nesta história, mas o festival comemora uma revolta, o povo contra qualquer poder opressivo.

No Carnaval de Ivrea, a cidade irrompe numa batalha simulada, com pessoas a atirar laranjas e outras em carroças puxadas por cavalos a defender o castelo. Cada grupo – o dos revoltosos e o dos cavaleiros – veste a sua própria fantasia.

Voam quase três toneladas de laranjas, importadas do sul, nesta celebração, que deixa a cidade em polpa – literalmente.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.