Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser “uma nêspera”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da CGD, Paulo Macedo

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar “sossegado”, mas que a sua equipa não é paga para “ficar a ver navios” e quer pagar o capital injetado pelo Estado.

“Toda a gente tem a expectativa de que a Caixa esteja sossegada, quieta, ir na onda e não resistir”, disse Paulo Macedo na Money Conference, em Lisboa, acrescentado que, perante a expectativa que já tinha de perguntas relacionadas com os encargos cobrados pela CGD, decidiu trazer à conferência uma história de Mário Henrique Leiria de modo a explicar o que o banco público não será, uma “nêspera”.

“‘Uma nêspera estava na cama/ deitada/ muito calada/ a ver/ o que acontecia/ chegou a Velha/ e disse/ olha uma nêspera/ e zás comeu-a/ é o que acontece/ às nêsperas/ que ficam deitadas/ caladas/ a esperar/ o que acontece’. A Caixa não será uma nêspera“, afirmou, perante as gargalhadas da plateia.

Segundo Macedo, a CGD quer “remunerar e devolver o dinheiro aos contribuintes”, que injetaram dinheiro no banco público para o recapitalizar, e a “Caixa não tem gestores pagos para ver navios“.

Sobre este tema, o governador do Banco de Portugal disse, por seu turno, que os bancos têm de assegurar que cobram preços justos pelos serviços que prestam e que não haja clientes a pagarem um preço abaixo do que deveriam e outros acima para compensar.

“A conta de exploração de um sistema bancário tem custos que têm de ser cobertos, a questão é se o pricing reflete o serviço prestado ou se há subsidiação cruzada com agentes económicos a pagarem mais do que deviam e outros a pagarem menos”, afirmou Carlos Costa, na mesma conferência.

Segundo o responsável máximo do supervisor e regulador bancário, “cabe ao sistema bancário assegurar a transparência e um pricing adequado ao serviço que presta”.

O aumento das comissões pelos bancos é um tema que tem sido muito falado no setor bancário, com os bancos a tentarem compensar por esta via perdas noutras receitas, como na margem financeira (diferença entre juros pagos nos depósitos e recebidos no crédito).

Especialmente polémico tem sido o aumento das comissões bancárias pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). A 9 de novembro, o presidente executivo, considerou o tema “populismo” e referiu que a CGD está mesmo “muito aquém nas comissões” quanto às metas de receitas nesta rubrica definidas no plano estratégico.

As comissões cobradas pelos bancos são referentes a comissões relacionadas com a atividade de retalho (por exemplo, gestão de conta ou crédito), mas também comissões associadas a operações em mercado de capitais (por exemplo, gestão de investimentos em instrumentos financeiros).

Segundo a definição do BdP, que consta do relatório Séries Longas para o Sistema Bancário Português, divulgado esta semana, “designa-se por subsidiação cruzada o facto de certos serviços prestados por uma determinada empresa apresentarem um preço que não reflete o respetivo custo, o que é compensado em termos de geração de receitas pela cobrança de preços com elevada margem noutro serviço”, considerando que “esta situação só é possível de sustentar em mercados com reduzido nível de concorrência”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …