Centeno apela a uma utilização “sensata” da bazuca europeia

Miguel A. Lopes / Lusa

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira.

De acordo com Mário Centeno, só investimentos produtivos irão assegurar que a dívida em que os estados estão a incorrer não se transforme numa nova crise. O ex-ministro da finanças deixou o aviso durante um discurso no encontro anual do Fundo Monetário Internacional. Centeno defende que deve haver uma utilização “sensata” dos fundos comunitários adicionais – a chamada “bazuca europeia”.

“A dívida é sustentável quando o devedor é capaz de gerar fontes de rendimento”, acrescentando que “a sustentabilidade depende das decisões que forem tomadas agora”, sublinhou Mário Centeno no discurso que está agora disponível no site do Banco de Portugal.



Enquanto governador do Banco de Portugal, Mário Centeno disse que não deve haver uma “retirada prematura” dos estímulos monetários e orçamentais que foram disponibilizados para combater a crise económica. “Precisamos de manter estes estímulos em vigor pelo tempo que for necessário, ao mesmo tempo que vamos ajustando a escala e os objetivos aos desafios que temos pela frente”, referiu Centeno.

Em relação ao lado dos agentes económicos – dirigindo-se assim a investidores, estados e empresas – o ex-ministro referiu que é importante não ter “expectativas míopes” de que as taxas de juro vão continuar baixas para sempre, já que isso pode potenciar fenómenos de search for yield (“caça a rendibilidades maiores”) que podem ser uma ameaça no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020. Eriksen cai inanimado no relvado. Dinamarca-Finlândia suspenso

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …