Já foram detetadas seis cartas com explosivos em Espanha. Uma delas era para Pedro Sánchez

1

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

Já foram detetados seis casos de envelopes com explosivos em Espanha, sendo que um deles teve o primeiro-ministro como alvo. O primeiro caso foi detetado na embaixada da Ucrânia em Madrid, tendo a explosão feito um ferido.

Um comunicado do Ministério da Administração Interna de Espanha divulgado hoje revela “a intercetação de um envelope com material pirotécnico dirigido ao presidente do Governo”, Pedro Sánchez, em 24 de novembro.

“O envelope e o seu conteúdo são similares aos recebidos esta quarta-feira na Embaixada da Ucrânia em Madrid e na sede em Saragoça da empresa Instalaza, assim como um quatro envio intercetado esta madrugada na Base Aérea de Torrejón de Ardoz (Madrid)”, lê-se no comunicado do Governo espanhol.

Fontes policiais e do Governo citadas pelos meios de comunicação social espanhóis referem um quinto envelope, detetado hoje no correio enviado ao Ministério da Defesa. O envelope enviado ao primeiro-ministro espanhol foi detetado e neutralizado pelos serviços de segurança da presidência do Governo.

A quarta carta armadilhada chegou hoje à base aérea de Torrejón de Ardoz, perto de Madrid. A base aérea militar notificou as forças de segurança da existência de um envelope suspeito endereçado à Central de Satélites por volta das 3h00 da manhã (hora local, 2h00 em Lisboa).

Foram imediatamente ativados os protocolos de segurança e a Polícia Nacional fez uma análise raio-X que concluiu que a carta teria “algum tipo de mecanismo” semelhante aos dois outros envelopes intercetados na quarta-feira. O Ministério da Defesa recebeu um pacote semelhante.

Entretanto, foi enviada uma carta semelhante para a embaixada dos Estados Unidos. Os investigadores afirmam que as correspondências foram enviadas de dentro de Espanha.

Já foi aberta uma investigação que pretende determinar se estes casos estão ligados à carta que explodiu na embaixada da Ucrânia em Madrid e que feriu um funcionário e a outra carta também ontem à fábrica de armas de Zaragoza Instalaza.

O Tribunal Nacional espanhol indicou que está a investigar o caso na embaixada como um crime de terrorismo e o Ministério do Interior já reforçou a segurança do edifício.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.