Cancro do pulmão pode ser diagnosticado anos antes de ser detectado no scanner

La Versiera / Flickr

-

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nice, em França, acaba de fazer um avanço significativo no diagnóstico precoce do cancro invasivo.

Num estudo publicado na revista PLoS ONE, a equipa mostra ser possível detectar, nos pacientes em risco de desenvolver cancro de pulmão, os primeiros sinais sob a forma de células cancerosas circulantes vários meses antes (em alguns casos, vários anos antes) que a doença se torne detectável pelo scanner.

Estudos em animais mostraram claramente que os tumores invasivos espalham células cancerosas no sangue desde as primeiras etapas da sua formação, mesmo antes de os tumores serem detectados por exame de imagem.

chu-nice.fr

Paul Hofman, investigador da Universidade de Nice

Paul Hofman, investigador da Universidade de Nice

A possibilidade de identificar essas células “sentinelas” é considerada um trunfo importante na corrida contra-relógio para detectar e, assim, tratar o cancro precocemente.

As células tumorais circulantes são extremamente raras no sangue, muito heterogéneas e frágeis, sendo difícil removê-las sem perda.

A equipa de investigadores, liderada por Paul Hofman, usou um teste que isola do sangue todos os tipos de células tumorais sem perda e deixando-as intactos.

Foi estudado um grupo de 245 pessoas sem cancro, incluindo 168 pacientes em risco de desenvolver cancro de pulmão, posteriormente, por serem portadores de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Os participantes foram submetidos a exame de sangue de rotina e exames de imagem convencionais.

Através do exame de sangue, as células cancerosas circulantes foram identificados em cinco pacientes (três por cento), enquanto a imagem não revelou qualquer nódulo pulmonar.

Nestes cinco pacientes foi detectado um nódulo entre um a quatro anos após a identificação, por meio do teste sanguíneo, de células tumorais circulantes por meio do teste de sangue.

Foram imediatamente operados e a análise realizada no nódulo confirmou o diagnóstico de cancro de pulmão.

Paul Hofman / plosone.org

Análise citomorfológica e imunocitoquímica de "sentinelas" CTS - células cancerígenas circulantes

Análise citomorfológica e imunocitoquímica de “sentinelas” CTS – células cancerígenas circulantes

Um ano após a cirurgia não houve qualquer recidiva em nenhum dos cinco pacientes, aumentando a esperança de que o cancro tinha sido erradicado.

Paralelamente, nenhum módulo foi detectado nas pessoas que não apresentaram células circulantes.

Este alerta pode desempenhar um papel-chave na precocidade da cirurgia, visando assim uma erradicação precoce da localização primitiva do cancro.

Ciência Hoje

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …