Cancro do pulmão pode ser diagnosticado anos antes de ser detectado no scanner

La Versiera / Flickr

-

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nice, em França, acaba de fazer um avanço significativo no diagnóstico precoce do cancro invasivo.

Num estudo publicado na revista PLoS ONE, a equipa mostra ser possível detectar, nos pacientes em risco de desenvolver cancro de pulmão, os primeiros sinais sob a forma de células cancerosas circulantes vários meses antes (em alguns casos, vários anos antes) que a doença se torne detectável pelo scanner.

Estudos em animais mostraram claramente que os tumores invasivos espalham células cancerosas no sangue desde as primeiras etapas da sua formação, mesmo antes de os tumores serem detectados por exame de imagem.

chu-nice.fr

Paul Hofman, investigador da Universidade de Nice

Paul Hofman, investigador da Universidade de Nice

A possibilidade de identificar essas células “sentinelas” é considerada um trunfo importante na corrida contra-relógio para detectar e, assim, tratar o cancro precocemente.

As células tumorais circulantes são extremamente raras no sangue, muito heterogéneas e frágeis, sendo difícil removê-las sem perda.

A equipa de investigadores, liderada por Paul Hofman, usou um teste que isola do sangue todos os tipos de células tumorais sem perda e deixando-as intactos.

Foi estudado um grupo de 245 pessoas sem cancro, incluindo 168 pacientes em risco de desenvolver cancro de pulmão, posteriormente, por serem portadores de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Os participantes foram submetidos a exame de sangue de rotina e exames de imagem convencionais.

Através do exame de sangue, as células cancerosas circulantes foram identificados em cinco pacientes (três por cento), enquanto a imagem não revelou qualquer nódulo pulmonar.

Nestes cinco pacientes foi detectado um nódulo entre um a quatro anos após a identificação, por meio do teste sanguíneo, de células tumorais circulantes por meio do teste de sangue.

Foram imediatamente operados e a análise realizada no nódulo confirmou o diagnóstico de cancro de pulmão.

Paul Hofman / plosone.org

Análise citomorfológica e imunocitoquímica de "sentinelas" CTS - células cancerígenas circulantes

Análise citomorfológica e imunocitoquímica de “sentinelas” CTS – células cancerígenas circulantes

Um ano após a cirurgia não houve qualquer recidiva em nenhum dos cinco pacientes, aumentando a esperança de que o cancro tinha sido erradicado.

Paralelamente, nenhum módulo foi detectado nas pessoas que não apresentaram células circulantes.

Este alerta pode desempenhar um papel-chave na precocidade da cirurgia, visando assim uma erradicação precoce da localização primitiva do cancro.

Ciência Hoje

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …