/

Cientistas descobriram uma “bomba relógio” debaixo do oceano Ártico

8

O Ártico não está apenas ameaçado pelo derretimento do gelo na sua superfície. Um novo estudo mostra que há também um reservatório de água aquecida que se está a acumular debaixo do oceano.

Segundo o Science Alert, uma nova pesquisa descobriu evidências de um vasto reservatório de água aquecida que se está a acumular debaixo do Oceano Ártico e a penetrar de forma profunda no coração da região polar, ameaçando derreter o gelo que se encontra no topo.

“Documentámos um aquecimento oceânico impressionante numa das principais bacias do interior do Oceano Ártico, a Bacia do Canadá”, explica a oceanógrafa da Universidade de Yale Mary-Louise Timmermans.

A investigadora e o resto da equipa analisaram as temperaturas registadas nessa bacia nos últimos 30 anos e descobriram que a quantidade de calor na parte mais quente da água efetivamente duplicou no período entre 1987 e 2017.

Esta bacia, situada a norte do Alasca, nos Estados Unidos, é composta por camadas mistas de água oceânica, com água fria na superfície e água mais quente e salgada por baixo.

São as condições de aquecimento rápido do reservatório mais quente que deixam os cientistas a refletir. “Atualmente, este calor está preso abaixo da camada superficial“, explica Timmermans. “Devia misturar-se até à superfície, existe calor suficiente para derreter por completo o gelo que cobre esta região durante a maior parte do ano”.

De acordo com os investigadores, cujo estudo foi publicado esta semana na revista científica Science Advances, as águas submersas mais quentes têm “arquivado” o calor devido ao “aquecimento solar anómalo” das águas superficiais no norte do Mar de Tchuktchi, que alimenta a Bacia do Canadá.

Basicamente, à medida que o gelo do mar derrete sazonalmente e cada vez mais no Mar de Tchuktchi, a água aberta é exposta ao calor da luz solar, aquece e é levada para o norte pelos ventos do Ártico – um fenómeno atual chamado de Beaufort Gyre.

(dr) Yale University

Enquanto esta água aquecida viaja para o Ártico, as águas mais quentes descem abaixo da camada mais fria da Bacia do Canadá – mas a quantidade que aqueceu nas últimas três décadas pode representar “uma bomba-relógio“, alertam os cientistas.

“Este calor não vai desaparecer”, disse à CBC John Toole, um dos investigadores desta equipa e oceanógrafo do Instituto Oceanográfico Woods Hole. “Eventualmente… vai ter que subir à superfície e vai embater contra o gelo”.

Os cientistas pensam que esta ainda não é uma ameaça imediata, no entanto, ventos fortes misturados com camadas de água mais frias e mais quentes – ou um aumento da salinidade, movendo a água mais quente para cima – podem afetar severamente o gelo do Ártico.

E mesmo que esses resultados não aconteçam, a trajetória de temperatura já vista poderia estar a afetar a cobertura de gelo de forma mais subtil, embora ainda ninguém saiba as ramificações exatas.

“Resta ver como as perdas contínuas de gelo irão mudar fundamentalmente a estrutura e a dinâmica da coluna de água”, explicam os autores no estudo, embora notem que nos próximos anos o excesso de calor “vai dar origem a fluxos de calor ascendentes, criando efeitos compostos no sistema ao diminuir o crescimento do gelo marinho no inverno”.

É preciso mais pesquisa para calcular quão séria é esta situação, porém, não há forma de negar que estes mecanismos fazem todos parte de um problema muito maior – e um que não vai desaparecer.

“Estamos a ver cada vez mais águas abertas quando o gelo marinho recua no verão”, diz Timmermans à Canadian Press. “O Sol está a aquecer o oceano diretamente, porque este não está mais coberto pelo gelo do mar”.

ZAP //

8 Comments

  1. Como pode uma bolsa de água quente estar a “acumular-se” debaixo da calota polar ( sabendo que a água quente tende a subir e que a fria tende a descer…) Há alguma fonte de calor por debaixo dessa bolsa de água ( nascentes hidrotermais ou “pontos quentes” da crosta terreste ? )

    • Pois é isso que eles tanto adiam em dizer… Que é o calor geotérmico natural da Terra a causar o derretimento do gelo, quer no Ártico quer na Antártida.
      Note-se ainda a frequência de sismos enormes, e a grande profundidade, que tem havido ultimamente.
      A Terra é um SER VIVO e está a evoluir meus caros. Não se deixem levar por propagandas, apesar de ser claro que a Humanidade tem que começar a tratar bem o planeta onde vive, porque senão vai ser pior, a Terra adapta-se às mudanças, para nós é que vai ser mais difícil.

    • A razão deve-se a uma característica que na física é designada por anomalia térmica da água. Procure informação na internet para tentar perceber melhor.

      • o meu comentario baseia-se naquilo que aprendi na escola, numa altura em que apenas o que os professores e os livros diziam era sagrado e indesmentivel… agora, a net é que é o supra-sumo da sabedoria…. qualquer porcaria, lá vem o “vá ver à net” como se a net fossem as tábuas de Moisés…

      • E o meu comentário baseia na minha formação em física e apenas indiquei para procurar na net porque há lá informação correcta (tal como também há incorrecta). Só tem que saber procurar….

  2. Os seres Humanos se esquecem que a Natureza não necessita dos (maiores perdedores, ditos racionais), mas somos nós que precisamos da natureza, mas mesmo assim continuamos a não respeitar a Natureza… O egoísmo, a ganância falam mais alto…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.