Há uma “Barbie Assustadora” a semear o terror no Espaço (e a bater recordes)

Universidade de Purdue

É um conto tão antigo quanto o tempo. Um evento cataclísmico ocorre no Universo e liberta uma quantidade tremenda de energia num curto período de tempo.

O evento então desaparece na escuridão e o cosmos volta ao normal. Estes eventos cósmicos de curta duração são conhecidos como transientes e incluem coisas como supernovas e explosões de raios gama. Os transientes são bastante comuns, mas alguns deles podem desafiar as explicações. Tomemos, por exemplo, o transiente conhecido como ZTF20abrbeie, apelidado de “Barbie Assustadora“.

A Barbie Assustadora foi observada pela primeira vez em 2020 e mais tarde foi observada numa variedade de comprimentos de onda. É um transitório incomum por dois motivos. A primeira é que durou muito mais do que os transientes típicos. Uma rajada rápida de rádio pode durar segundos.

O brilho de uma supernova pode ser observado por um mês, mas a Barbie Assustadora durou mais de 800 dias e continua visível. A segunda é como ele é terrivelmente enérgico. Uma supernova pode ofuscar uma galáxia, mas a Barbie Assustadora é mil vezes mais enérgica do que as supernovas mais brilhantes. É difícil imaginar a escala deste transitório.

Uma das coisas estranhas sobre este transiente é que ele não parece estar associado a uma galáxia em particular. Isso é incomum, pois os buracos negros supermassivos tendem a esconder-se nos centros galácticos. Mas, novamente, este transiente é tão incomum que não foi reconhecido imediatamente.

A equipa só o descobriu através de um pacote de software de IA que desenvolveram, conhecido como Recommender Engine For Intelligent Transient Tracking (REFITT). O REFITT vasculha os dados observacionais em busca de transientes para estudar e encontrou a Barbie Assustadora nos dados públicos do Palomar Observatory’s Zwicky Transient Facility. Depois de o descobrir, a equipa reuniu dados de outros observatórios.

Este trabalho é um ótimo exemplo de como os dados públicos e mineração de dados de IA podem levar a descobertas inesperadas. Somente tornando os dados publicamente acessíveis e desenvolvendo ferramentas para filtrar essas informações, estas descobertas são possíveis. A ciência funciona melhor quando todos podem participar, como mostra este último estudo. Quem sabe que outras coisas incríveis estão à espreita em dados públicos apenas à espera de serem descobertas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.