Viagens na minha terra: autocarro mais rápido do que comboio em muitos percursos

59 trajectos foram analisados: em metade, o autocarro é mais rápido do que o comboio. Évora-Portalegre bate recordes.

Ora, quero ir de Porto a Lisboa. Autocarro ou comboio? Comboio. É mais rápido, de longe! Nem por isso.

Quer dizer, neste exemplo, realmente um comboio (alfa) é mais rápido – mas com uma diferença de apenas 26 minutos.

O levantamento do portal Eco analisou 59 percursos em Portugal. Em praticamente metade (29), é mais rápido ir de autocarro.

E recordemos que os autocarros não costumam ultrapassar os 100 quilómetros por hora, enquanto os comboios atingem o dobro.

Qual é a diferença? Há quase 40 anos (1985) tínhamos 196 quilómetros de auto-estradas e hoje temos 3.065 quilómetros. Há quase 40 anos tínhamos 3.607 quilómetros de rede ferroviária e hoje “sobram-nos” 2.527 quilómetros.

Sem surpresas, nota-se mais a diferença nas viagens para o interior. Do litoral para o interior.

Para quem parte da capital Lisboa e quer chegar a Guarda, Portalegre, Covilhã ou Castelo Branco, é mais rápido (e normalmente mais barato) ir de autocarro. No caso de Portalegre, a diferença é de uma hora: 2h45m por autocarro, 3h41m por comboio. Mas a maior diferença vê-se em Lisboa-Leiria: 1h45m de autocarro, 3h06m por comboio.

Ainda tendo em conta as partidas em Lisboa, o comboio “vence” na rapidez quando se vai para Coimbra, Viana do Castelo (só por 13 minutos), Beja ou Porto. A maior diferença verifica-se na rota Lisboa-Valença: 4h41 de comboio, 5h45 num autocarro.

Nas partidas no Porto, chegar à Covilhã demora 2h50m num autocarro e 5h49m num comboio (mais do dobro do tempo, no comboio). Para chegar a Faro, o comboio é uma hora mais rápido. Mas, por exemplo, para Caldas da Rainha, Guarda ou Castelo Branco, o autocarro volta a ser mais rápido – com diferença considerável.

Já em Coimbra, destaca-se a viagem até Castelo Branco: 2 horas num autocarro, 3h28m num comboio. Quem viajar de Beja para Faro demora 2h35m num autocarro e 4h12m em comboios.

A diferença mais evidente do país todo, nesta análise de capitais de distrito, é no Alentejo, entre Évora e Portalegre: 1h25m por autocarro e, em comboio… 5h09m.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.