Até o diretor do FBI recomenda tapar a webcam

DonkeyHotey / Flickr

James Comey, diretor do FBI

James Comey, diretor do FBI

O diretor do FBI, James Comey, afirmou durante uma conferência que cobrir a webcam dos computadores é uma prática muito comum em diversos escritórios e departamentos do governo norte-americano para evitar que hackers espiem os funcionários federais.

Já no início do ano o diretor do FBI tinha sido alvo de polémica quando admitiu que ele próprio tapava a webcam do seu portátil pessoal.

Na conferência desta semana, James Comey voltou a defender o uso de adesivos para tapar as webcams, e estendeu a orientação a todos.

“Há algumas coisas sensatas que deveríamos fazer, e esta é uma dessas”, afirma. “Se for a qualquer escritório do governo, é possível ver que todos temos um dispositivo no topo do ecrã que tem uma pequena tampa para bloquear a webcam“, descreveu.

“Pode-se fazer isso para que as pessoas que não têm autorização não o vejam”, complementou.

James Comey também pediu que os norte-americanos trabalhem na sua “higiene de segurança” e confiem menos nos seus aparelhos e na proteção oferecida pelas empresas fabricantes dos eletrónicos.

Enquanto alguns consideraram irónico que o líder da agência de inteligência mais conhecida do mundo não se consiga proteger de outras formas, outras pessoas recordaram declarações anteriores de Comey em que afirmava que as empresas de tecnologia não deviam tentar tornar os equipamentos “não-hackeáveis”, por exemplo, para não dificultar o trabalho do governo nas investigações de criminosos.

A prática de tapar a webcam é tão comum que, em junho, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mostrou que também é dos que cobrem a câmara do seu portátil com fita adesiva, tapando ainda o microfone.

Por mais que esse tipo de invasão pareça algo distante, trata-se de uma preocupação real. No ano passado, hackers utilizaram trojans de acesso remoto para invadir os computadores de diversas mulheres e controlar a suas webcams sem que se apercebessem, publicando depois momentos da sua intimidade no YouTube.

AF, ZAP / HypeScience / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.