Ataque aéreo na Síria destrói hospital dos Médicos Sem Fronteiras

Vários ataques durante a manhã desta segunda-feira atingiram vários hospitais e zonas para refugiados, entre eles um dos Médicos Sem Fronteiras. Autoridades turcas dizem que os mísseis são russos.

Dois hospitais foram atingidos por bombardeamentos aéreos na cidade síria de Azaz, perto da fronteira com a Turquia, provocando a morte de pelo menos dez pessoas, avança a BBC.

Testemunhas locais informaram ainda à Reuters que os bombardeamentos também atingiram uma escola que servia de abrigo a refugiados.

Numa outra região síria conhecida por Maarat al-Numan, um outro ataque num hospital sob a gestão dos Médicos Sem Fronteiras foi também atingido por quatro mísseis.

De acordo com a organização, oito pessoas estão desaparecidas e o ataque foi “deliberado”, embora não consigam perceber qual foi a sua origem.

“A destruição deste hospital deixa cerca de 40 mil locais sem acesso a cuidados de saúde nesta região ativa do conflito”, condena Massimiliano Rebaudengo, responsável pela MSF na Síria.

Ainda não é certo quem terá sido o responsável por estes ataques mas, segundo autoridades turcas citadas pela agência Reuters, poderão ter sido mísseis russos.

Segundo a BBC, em quase cinco anos de guerra civil na Síria, já morreram mais de 250 mil pessoas e mais de 11 milhões tiveram de ser deslocadas.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É incompreensível este ataque a um hospital e a uma escola por parte da aviação Russo ,enquanto isso as bases do ISIS ficam impunes.difícil de entender a Rússia…

  2. Esta “notícia”, bem analisado o seu conteúdo, remete-nos para a contra-informação praticada pelos turcos, afim de desviar as atenções do verdadeiro massacre que os turcos estão a levar a cabo, há décadas, contra o povo curdo. O jogo de interesses que se joga na Síria está fora das intenções, quer da comunidade internacional, quer dos terroristas no terreno, Al Qaeda e ISIS; contra o regime sírio de Assad; esta ambiguidade tem custos de sangue, mas tem benefícios para as multinacionais do Ocidente cuja perda vidas humanas não interessa, o que interessa são os lucros com a venda de armamento, e a reconstrução do país para satisfazer a avidez das multi-nacionais. Com tantas vezes tem acontecido, estão-se a praticar crimes contra a humanidade e os criminosos são sobejamente conhecidos.

  3. À partida, já se está a culpar, embora: “Ainda não é certo quem terá sido o responsável por estes ataques mas, segundo autoridades turcas citadas pela agência Reuters, poderão ter sido mísseis russos.” Fáz-me lembrar, a mentira/propaganda das armas de destruição maciça no Iraque e depois foi o que se viu e o que se está a ver, dezenas de milhares de mortos, um país destruído, quer em termos de sociedade, quer em termos físicos para satisfazer a gula assassina dos interessados com o lucro das armas, com o lucro da reconstrução.

  4. É impressionante a devastação da Siria e é muito estranho que a Rússia esteja mais preocupada em atacar a oposição democrática na Siria que atacar os torcionários do Daesh ou ISIS,
    Também é incompreensível a acção da Turquia que se preocupa em atacar os Curdos que combatem o daesh ou ISIS, e não mexe uma palha para atacar o ISIS que promove o terrorismo pela Europa ocidental.Parece que estamos no século 16 em que os czares e o império Otomano disputavam influencias territoriais e religiosas.

  5. É muito fácil saber quem foi que bombardeou estes hospitais.
    Se tivessem sido os americanos, teria havido dezenas de parangonas com títulos do género “AMERICANOS destroem hospitais na Síria”, ou “Bombardeamento dos EUA mata médicos dos MSF”.
    A que se seguiriam dias e dias de notícias do género “AMERICANOS admitem erro humano na destruição de ala de hospital”-
    A que se seguiriam dias e dias de notícias do género “General AMERICANO veio pedir desculpa por bombardeamento de hospital dos MSF”.
    Assim aconteceu há um par de meses.
    E desta vez?
    Dois hospitais e uma escola destruídos, e nunca mais se ouviu falar do assunto.
    Porque será?

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …