Astronauta japonês conversou com robô no espaço

 

O astronauta japonês Koichi Wakata, manteve com êxito uma conversa com um robô criado para lhe fazer companhia a bordo da Estação Espacial Internacional, revelaram imagens divulgadas esta sexta-feira pela cadeia de televisão nipónica NHK.

As imagens mostraram um excerto da conversa que Wakata e o robô, baptizado como Kirobo, mantiveram no dia 6 quando orbitavam em redor da terra a bordo da Estação Espacial Internacional e que é considerada como a primeira comunicação do género.

Nesse excerto da conversa, Wakata perguntava em japonês a Kirobo, o primeiro robô astronauta falante do mundo, como chegou à Estação Espacial Internacional, ao que ele respondeu, fazendo gestos com as mãos e o corpo, que chegou a bordo de um veículo de transferência de carga Konotori IV, lançado em agosto a partir da ilha japonesa de Tanegashima.

Um dos criadores do robô, Fuminori Kataoka, manifestou a sua satisfação, em declarações à NHK, com o resultado de um trabalho que durou quase três anos.

O projecto foi realizado pelo Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio em parceria com a empresa Robo Garage, a Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA), a agência de comunicação Dentsu, que desenvolveu os conteúdos das alocuções do robô, e a Toyota Motor, que trabalhou no sistema de reconhecimento de voz.

Kirobo, que comunica através de uma combinação de “acções autónomas e operações remotas”, é bípede, tem 34 centímetros de altura, pesa cerca de um quilo e está equipado com uma câmara de reconhecimento facial.

PARTILHAR

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …