/

Astronauta japonês conversou com robô no espaço

 

O astronauta japonês Koichi Wakata, manteve com êxito uma conversa com um robô criado para lhe fazer companhia a bordo da Estação Espacial Internacional, revelaram imagens divulgadas esta sexta-feira pela cadeia de televisão nipónica NHK.

As imagens mostraram um excerto da conversa que Wakata e o robô, baptizado como Kirobo, mantiveram no dia 6 quando orbitavam em redor da terra a bordo da Estação Espacial Internacional e que é considerada como a primeira comunicação do género.

Nesse excerto da conversa, Wakata perguntava em japonês a Kirobo, o primeiro robô astronauta falante do mundo, como chegou à Estação Espacial Internacional, ao que ele respondeu, fazendo gestos com as mãos e o corpo, que chegou a bordo de um veículo de transferência de carga Konotori IV, lançado em agosto a partir da ilha japonesa de Tanegashima.

Um dos criadores do robô, Fuminori Kataoka, manifestou a sua satisfação, em declarações à NHK, com o resultado de um trabalho que durou quase três anos.

O projecto foi realizado pelo Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio em parceria com a empresa Robo Garage, a Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA), a agência de comunicação Dentsu, que desenvolveu os conteúdos das alocuções do robô, e a Toyota Motor, que trabalhou no sistema de reconhecimento de voz.

Kirobo, que comunica através de uma combinação de “acções autónomas e operações remotas”, é bípede, tem 34 centímetros de altura, pesa cerca de um quilo e está equipado com uma câmara de reconhecimento facial.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.