Arqueólogos encontram o desenho mais antigo da história da Humanidade

(dr) Craig Foster

Um dos desenhos encontrados na gruta

Se será este um dos primeiros desenhos feito por humanos não sabemos, mas é o mais antigo encontrado até agora. Um grupo de investigadores encontrou-o na Caverna Blombos, na África do Sul.

Uma equipa de cientistas descobriu um desenho abstrato mais antigo conhecido na Caverna Blombos, na África do Sul, num pedaço de uma rocha siliciosa datada de há 73.000 anos atrás. Este desenho é, pelo menos, 30.000 anos mais velho do que os primeiros desenhos abstratos e figurativos até agora conhecidos.

A tarefa de analisar as primeiras produções gráficas não é nada fácil. Aliás, o que hoje interpretamos como representações figurativas, poderiam ter sido apenas rabiscos casuais sem um propósito especial.

Durante muito tempo, os arqueólogos estavam convencidos de que os primeiros símbolos surgiram quando o Homo sapiens colonizou áreas da Europa, há 40.000 anos. No entanto, descobertas arqueológicas recentes, encontradas em África, na Europa e na Ásia, sugerem que a criação e o uso de símbolos começou muito antes.

Segundo o New Scientist, a mais antiga gravura conhecida é um ziguezague esculpido na concha de um mexilhão de água doce, encontrado em Java, dentro de um estrato arqueológico de 540.000 anos.

Neste estudo recente, uma equipa internacional – que inclui cientistas da Universidade de Bordeaux, da Universidade de Toulouse-Jean Jaurès, do Centro Nacional da Pesquisa Científica francês e do Ministério da Cultura da França – explicou que o mais antigo desenho conhecido foi feito com um pedaço de ocre, utilizado como um lápis.

O rabisco foi identificado na superfície de um pequeno pedaço de rocha siliciosa (silcrete), enquanto os investigadores analisavam ferramentas de pedra recolhidas durante uma escavação na caverna sul-africana. O fragmento de silício vem de um estrato arqueológico com 73.000 anos, e tem um padrão cruzado composto por nove linhas finas.

O grande desafio que os cientistas tiveram foi provar que essas linhas foram deliberadamente desenhadas por humanos.

Para chegar a essa conclusão, especialistas em análise química de pigmentos, que participaram no estudo, reproduziram as mesmas linhas através de várias técnicas – como, por exemplo, desenhar com fragmentos pontiagudos de ocre ou aplicar diferentes diluições aquosas de ocre com um pincel.

Ao mesmo tempo, aplicaram técnicas de análise microscópica, química e tribológica e compararam os resultados com o desenho original. As descobertas confirmaram que as linhas foram mesmo desenhadas intencionalmente com um objeto pontiagudo numa superfície alisada através da fricção.

Este padrão constitui, então, o desenho mais antigo da história da humanidade. O artigo científico foi publicado esta quarta-feira na Nature.

“Estas observações apoiam a hipótese de que estes sinais eram de natureza simbólica e representavam um aspeto do comportamento do mundo moderno destes Homo sapiens, os antepassados de todos nós”, considera Christopher Henshilwood, arqueólogo sul-africano.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. porque é que ainda não se dobram a verdade esses achados são do tempo dos filhos de Noé , por favor parem com as mentiras , nunca houve evolução , a sagrada escritura é a verdade .

  2. será possível que ainda não viram que esses desenhos são da descendência dos filhos de Noé , nunca houve evolução , Deus nos criou a sua imagem e semelhança , isto é seres puros e de luz prontos para amar . como o mundo foi destruído por amor e caridade , nós tivemos que começar de novo , por isso os desenhos serem assim .

RESPONDER

Há três datas prováveis para o Apocalipse. Duas das quais ainda este século

A humanidade corre o risco de ser extinta devido à colisão da Terra com um corpo celeste, a uma catástrofe natural ou até tecnológica. Este cenário não é uma fantasia saída dos filmes de Hollywood, …

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …