Anomalia no espaço pode ser a primeira prova de que vivemos num multiverso

Durante anos, os cientistas estiveram confusos com uma estranha anomalia no espaço: um misterioso “Ponto Frio”, com cerca de 1.8 mil milhões de anos-luz de diâmetro.

Esta área é mais fria do que as regiões que a rodeiam em cerca de 0.00015 graus Celsius, um facto que os astrónomos descobriram medindo a radiação de fundo em todo o universo.

Anteriormente, os astrónomos acreditavam que este espaço poderia ser mais frio simplesmente porque tinha menos matéria do que a maioria das regiões do espaço. A região foi chamada de enorme super-vazio, e os cientistas estimam que tenha menos 10.000 galáxias do que outras regiões comparáveis do espaço.

Mas agora, num estudo recentemente publicado, astrónomos da Royal Astronomical Society dizem ter descoberto que este super-vazio não poderia existir.

Os astrónomos da RAS acreditam que as galáxias neste Ponto Frio estão agrupadas à volta de pequenos vazios, que povoam o ponto frio como bolhas. Mas estes pequenos vazios, no entanto, não podem explicar a diferença de temperatura observada.

Multiverso?

Para relacionar as diferenças de temperatura aos vazios menores, os cientistas dizem que seria necessário um modelo cosmológico não-padrão. “Mas os nossos dados colocam fortes restrições em qualquer tentativa de o fazer”, explica o astrónomo Ruari Mackenzie, um dos autores do estudo.

Embora o estudo tenha uma grande margem de erro, simulações sugerem que há apenas uma probabilidade de 2% de este “Ponto Frio” se ter formado aleatoriamente.

The Royal Astronomical Society

Este Ponto Frio no Universo pode ser a primeira evidência de que vivemos num multiverso

Este Ponto Frio no Universo pode ser a primeira evidência de que vivemos num multiverso

“Isso significa que não podemos excluir completamente que tenha sido causado por uma flutuação improvável explicada pelo modelo padrão. Mas se essa não for a resposta, então há explicações mais exóticas”, diz o investigador Tom Shanks, co-autor do estudo.

E talvez a mais emocionante destas possíveis explicações é que “o ponto frio poderá ter sido causado por uma colisão entre nosso universo e um outro universo”, diz Tom Shanks.

Se estudos mais detalhados apoiarem esta descoberta, o Ponto Frio pode vir a ser a primeira evidência de um multiverso – embora muito mais provas sejam necessárias até podermos confirmar que o nosso universo é na realidade um de entre muitos.

E o aspecto mais curioso é que, se vivemos de facto num multiverso, então em alguns dos outros Universos os cientistas já conseguiram evidências derradeiras desta teoria – e sabem que não estão sozinhos.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Por favor substituam os graus Celsius por Graus Kelvin no texto. Tal como está, fica fisicamente errado. A temperatura mínima possível na natureza é de 0 graus Kelvin ou seja de -273.15 graus Celsius ( 273.15 Celsius negativos)

  2. Os graus referidos são de uma comparação de temperaturas entre regiões. Não encontro nada de errado:
    “Esta área é mais fria do que as regiões que a rodeiam em cerca de 0.00015 graus Celsius,…”
    Não é referido que a dita região está a x temperatura, mas que a diferença entre temperaturas é x.

  3. Anomalia? Vá à MIDAS, temos tecnicos especializados em repara todo o tipo de anomalias, revisões certificadas, levamos o carro à inspeção!

  4. Imaginação fértil, ou ideias sugeridas pelos escritores de ficção pseudo científica?
    É que de ciência não vejo nada relevante!

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …