Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico.

Há cerca de 252 milhões de anos, a grande maioria das espécies terrestres e marinhas foi exterminada na chamada “Great Dying” (extinção do Permiano-Triássico), graças a uma série de erupções vulcânicas que expeliram gases nocivos de efeito de estufa.

“A maioria das pessoas pensa que o colapso terrestre começou ao mesmo tempo que o colapso marinho e que aconteceu simultaneamente no hemisfério sul e no hemisfério norte”, diz a paleobotânica Cindy Looy, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, citada pelo site Science Alert.

O padrão para separar o Permiano do Triássico baseia-se num leito de fósseis marinhos perto da cidade de Meishan, no sul da China. Os sedimentos apontam para um momento catastrófico há 251,96 milhões de anos (com uma margem de erro de mais ou menos 35 mil anos), quando os ecossistemas aquáticos entraram em colapso e cerca de 96% de todas as espécies oceânicas morreram.

Mas, pelos vistos, não é o único. A equipa de investigadores analisou isótopos encontrados em cristais de zirconita embutidos numa amostra de cinzas vulcânicas na região sul-africana de Karoo. Durante o Permiano, esta bacia fazia parte do supercontinente Gonduana. É nestes registos fósseis do hemisfério sul que os sinais de desaparecimento da vida terrestre são mais claros.

Segundo o mesmo site, a assinatura isotópica da zirconita sugeriu que o material vulcânico estava lá há 252,24 milhões de anos. Ou seja, mesmo dando algum espaço de manobra, parece que as cinzas haviam caído centenas de milhares de anos antes do sedimento que define o padrão perto de Meishan.

“A nossa nova datação da zirconita mostra que a base da Zona de Montagem de Lystrosaurus é anterior à extinção marinha por várias centenas de milhares de anos. Isto significa que a rotação floral e da fauna em Gonduana está fora de sincronia com a crise biótica marinha do hemisfério norte”, afirma Looy, cujo estudo foi publicado, este mês, na revista científica Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …