/

Os nossos ancestrais também tinham doenças cardiovasculares

Khaled Elfiqi / EPA

As doenças cardiovasculares têm uma história longa, chegando até ao egípcios antigos. Novas evidências culpam esta condição no tipo de dieta que mantinham.

A aterosclerose é uma doença cardiovascular extremamente comum, que resulta da acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais.

Mas esta doença tem uma longa história, chegando até ao egípcios antigos, devido às suas dietas de elite cheias de alimento gordurosas. Porém, novas evidências de múmias da Gronelândia revelam uma dieta completamente diferente que também contribuía para a aterosclerose no século XVI a.C.

A análise de cinco múmias da Gronelândia por uma equipa de investigação internacional usou tomografia computadorizada para identificar placa nas artérias. Isto faz parte de um estudo maior em andamento para examinar múmias de sociedades pré-industriais em redor do mundo e descobrir a taxa de doenças cardíacas antes da introdução das dietas  altamente calóricas que vemos em muitos dos sedentários da sociedade atual.

A análise das múmias da Gronelândia – que representam quatro adultos jovens e uma criança de uma comunidade Inuíte – revelou depósitos de cálcio endurecidos nos vasos sanguíneos do tórax. Tanto a idade jovem como a sua dieta baseada em peixe fez com que a descoberta da aterosclerose fosse surpreendente.

Ron Blankstein, diretor associado do Brigham Cardiovascular Imaging Program, sugeriu, em vez disso, que fatores como a exposição cumulativa ao fumo de fogões domésticos podem ter contribuído para o desenvolvimento da doença. A mesma explicação foi postulada para a incidência de aterosclerose em múmias egípcias antigas, que espelha a taxa em egípcios contemporâneos.

Artigos publicados pelo grupo de pesquisa Horus detalha as descobertas adicionais do grande estudo sobre múmias. Múmias de áreas geográficas distintas, incluindo Egito, Coreia, China, Síria, Peru, América do Sul e Ilhas Aleutas – além de múmias europeias – apresentaram evidências de aterosclerose.

O envolvimento dos cardiologistas nesses antigos estudos de múmia é importante para melhor diagnosticar doenças antigas e para melhor entender a causa da aterosclerose em pessoas contemporâneas.

“Não sabemos muito sobre os fatores de risco para a aterosclerose como costumávamos pensar”, disse em 2014 o cardiologista Randall Thompson, do Mid America Heart Institute de Saint Luke, de Kansas City. Pode haver outros fatores de risco que têm um papel maior do que achamos”, como a poluição ambiental causada pelo fumo.

Embora a doença cardíaca tenha sido encontrada na maioria das múmias que foram submetidas à tomografia computadorizada até ao momento, Blankstein, que trabalhou nas múmias da Gronelândia, não acha que a aterosclerose seja inevitável.

“A maioria dos eventos de doença cardiovascular que vemos em pacientes modernos é evitável com dieta adequada, controlo de peso e mudanças no estilo de vida, como o exercício regular”, observou, em comunicado de imprensa. O especialista espera que as descobertas do projeto inspirem as pessoas a aprender mais sobre como reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

ZAP // Forbes

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.