/

Amaran é o novo robô que sobe árvores para apanhar cocos (e demora apenas 15 minutos)

Em pleno século XXI, a população opta cada vez mais por empregos relacionados com as novas tecnologias. Na Índia esta realidade faz com que esteja a haver uma escassez de apanhadores de cocos, uma profissão em vias de extinção. O problema levou uma equipa de cientistas a construírem um robô capaz de subir a árvores, e a colher cocos.

O protótipo foi criado por uma equipa da Universidade Amrita Vishwa Vidyapeetham, liderada pelo professor Rajesh Kannan Megalingam. Conhecido como Amaran, o robô está em desenvolvimento há cerca de três anos.

Num processo que demora apenas 15 minutos, os utilizadores começam por montar manualmente o corpo – que é em forma de anel – em torno da base dos coqueiros. Através da utilização das suas oito rodas de borracha, direcionais para dentro, o Amaran sobe até ao topo da árvore e trás consigo os tão desejados cocos – relata o New Atlas.

O utilizador da nova tecnologia pode controla-la através do solo. Basta funcionar com uma unidade de joystick, ou uma aplicação de smartphone que permite deslocar o robô para cima e para baixo, ou fazer com que gire em torno do tronco.

Assim que o robô chega aos cocos, o seu braço é estendido, e é posicionado na base de vários cocos que já estão maduros. De seguida, com uma lâmina de serra circular na ponta do braço, Amaran corta a base, permitindo que os cocos caiam no chão.

Em testes realizados em vários campos de cocos, o robô  mostrou que consegue subir a árvores de 15,2 metros de altura, que têm uma inclinação de tronco de cerca de 30 graus. O Amaran é uma verdadeira máquina de trabalho, pois apesar de não conseguir apanhar cocos mais rápidos do que os humanos, tem capacidade para trabalhar durante mais tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.