As alterações climáticas vão fazer-nos encolher

1

O clima mais quente pode obrigar os humanos a adaptarem-se e a ficarem mais baixos, tal como aconteceu noutros períodos históricos em que a Terra aqueceu.

Já reparou que as pessoas mais altas tendem a vir dos países nórdicos e com um clima mais frio? Pois bem, com as alterações climáticas a aquecerem o planeta, é provável que os humanos comecem novamente a minguar.

De acordo com o paleontólogo Steve Brusatte, que também dá aulas na Universidade de Edinburgh, tal como algumas roupas encolhem quando são lavadas quando água quente, os humanos também encolhem quando expostos a climas mais quentes.

A análise a fósseis mostra como os mamíferos responderam a anteriores mudanças de temperaturas e dá-nos pistas sobre o que pode acontecer no futuro. No passado, quando a Terra aqueceu, “frequentemente as espécies de mamíferos ficaram mais pequenas como resposta”.

Um exemplo disso aconteceu há 55 milhões de anos, quando, depois de um “enorme aumento do aquecimento global”, cerca de 40% das espécies de mamíferos nos registos fósseis encolheram, revela a Sky News.

O autor do livro The Rise and Reign of the Mammals acrescenta que existem vários exemplos de humanos que ficaram mais pequenos depois de estarem isolados em ilhas com um ambiente inóspito e recursos escassos. “Se pusermos as peças juntas, é uma ideia interessante”, realça.

No entanto, isto não aconteceria imediatamente, seria antes um fenómeno prolongado no tempo e durante “muitas dezenas, centenas de gerações“.

Isto não é alarmismo. Isto não é amedrontador. Isto é simplesmente olhar para os registos fósseis e dizer ‘vejam, ao longo da história da Terra, a temperatura mudou muito’. O que está a acontecer agora não é novo — as causas são novas porque são os humanos os culpados”, diz o autor.

“Mas no passado, o aquecimento global aconteceu e as espécies tiveram de responder e tornaram-se mais pequenas. Então, isto talvez aconteça no futuro”, remata o especialista.

ZAP //

1 Comment

  1. Não sei não se isso do calor fazer encolher é verdade? Os nativos da américa do sul normalmente são pequenos, mas os africanos costumam ser bem grandes e lá está sempre muito mais calor que em qualquer parte do mundo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.