Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

National Museum of Archaeology and Ethnology in Guatemala City / La Corona Regional Archaeological Project

Uma equipa internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala.

Uma equipa de arqueólogos encontrou um altar com 1500 anos num sítio arqueológico na Guatemala. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas só agora foi apresentada pela equipa. Com cerca de uma tonelada e esculpida a partir de calcário, foi encontrada nas ruínas de La Corona, nos arredores da fronteira com o México e Belize.

O altar, repleto de inscrições ancestrais, revelou um conjunto de tramas e acordos políticos na disputa pelo poder do reino Maia – um enredo que mostra que aquilo que parece pura ficção em Game Of Thrones pode ser um retrato fidedigno da realidade. Segundo o Hypeness, as inscrições revelam as estratégias da dinastia Kaanul para conquistar o poder.

Tomás Barrientos, co-diretor das escavações, explica que o altar foi encontrado no interior de um templo. Nele surge o rei Chak Took Ich’aak, um dos antigos governantes de La Corona, “sentado e a segurar um cetro do qual emergem dois deuses protetores da cidade”.

Segundo os investigadores, as descobertas indicam que o rei Chak Took Ich’aak governou também a cidade peruana de El Peru-Waka.

Estas e outras evidências permitiram aos arqueólogos determinar que a dinastia Kaanul – ou o Reino da Serpente – desenvolveu um movimento político em La Corona que os ajudou a derrotar os seus rivais – os Tikal – em 562 d.C., e, a partir daí, governar as terras baixas maia, no sudeste a Mesoamérica, durante quase dois séculos.

Este movimento baseou-se em alianças com pequenas cidades ao redor de Tikal, culminando num casamento entre uma princesa Kaanul e um Rei da Coroa.

“O altar conta parte de uma história da Guatemala que poderíamos chamar de um “Game of Thrones Maia”, explicou Barrientos, comparando as manobras políticas dos Kaanul à disputa de poder das famílias nobres da série.

“Esta é uma grande obra de arte de alta qualidade que nos mostra governantes a entrar num período de grande poder, e que estes se aliavam uns aos outros para competir com Tikal”, explica por fim.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …