Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

National Museum of Archaeology and Ethnology in Guatemala City / La Corona Regional Archaeological Project

Uma equipa internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala.

Uma equipa de arqueólogos encontrou um altar com 1500 anos num sítio arqueológico na Guatemala. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas só agora foi apresentada pela equipa. Com cerca de uma tonelada e esculpida a partir de calcário, foi encontrada nas ruínas de La Corona, nos arredores da fronteira com o México e Belize.

O altar, repleto de inscrições ancestrais, revelou um conjunto de tramas e acordos políticos na disputa pelo poder do reino Maia – um enredo que mostra que aquilo que parece pura ficção em Game Of Thrones pode ser um retrato fidedigno da realidade. Segundo o Hypeness, as inscrições revelam as estratégias da dinastia Kaanul para conquistar o poder.

Tomás Barrientos, co-diretor das escavações, explica que o altar foi encontrado no interior de um templo. Nele surge o rei Chak Took Ich’aak, um dos antigos governantes de La Corona, “sentado e a segurar um cetro do qual emergem dois deuses protetores da cidade”.

Segundo os investigadores, as descobertas indicam que o rei Chak Took Ich’aak governou também a cidade peruana de El Peru-Waka.

Estas e outras evidências permitiram aos arqueólogos determinar que a dinastia Kaanul – ou o Reino da Serpente – desenvolveu um movimento político em La Corona que os ajudou a derrotar os seus rivais – os Tikal – em 562 d.C., e, a partir daí, governar as terras baixas maia, no sudeste a Mesoamérica, durante quase dois séculos.

Este movimento baseou-se em alianças com pequenas cidades ao redor de Tikal, culminando num casamento entre uma princesa Kaanul e um Rei da Coroa.

“O altar conta parte de uma história da Guatemala que poderíamos chamar de um “Game of Thrones Maia”, explicou Barrientos, comparando as manobras políticas dos Kaanul à disputa de poder das famílias nobres da série.

“Esta é uma grande obra de arte de alta qualidade que nos mostra governantes a entrar num período de grande poder, e que estes se aliavam uns aos outros para competir com Tikal”, explica por fim.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …