Encontrado nas fezes de um puma o ADN mais antigo já recolhido de um parasita

As fezes de um puma com 17 mil anos contêm o “registo mais antigo do mundo” do ADN de um parasita, oferecendo uma oportunidade única para entender melhor a história paleobiológica dos ecossistemas pré-históricos da Terra.

De acordo com o IFLScience, uma equipa de arqueólogos e biólogos encontrou os coprólitos —excrementos fósseis — em Peñas de las Trampas, um abrigo de rochas arqueológicas no sul da Puna, região montanhosa na Argentina.

Esta área já foi a “casa” de alguns dos primeiros seres humanos e megafauna agora extinta que os pumas teriam caçado, como preguiças gigantes, cavalos americanos e camelídeos sul-americanos.

Os investigadores extraíram ADN dos excrementos e dos óvulos para identificação molecular, confirmando que as fezes eram de um Puma Concolor e que os óvulos eram de uma Toxascaris leonina, uma lombriga que infeta o aparelho digestivo. A datação por radiocarbono sugere que têm até 17 mil anos de idade.

Segundo o estudo, agora publicado na revista Parasitology, este é o parasita molecular mais antigo já registado e apoia a presença do parasita no continente americano desde o Plistoceno.

“Embora já tenhamos encontrado evidências de parasitas em coprólitos, estes eram muito mais recentes, datando de apenas alguns milhares de anos. Esta descoberta mostra que estas lombrigas estavam a infetar a fauna da América do Sul antes da chegada dos primeiros seres humanos, há cerca de 11 mil anos”, disse uma das autoras do estudo, Romina Petrigh, da Universidade Nacional de Mar del Plata, num comunicado.

A área à volta deste abrigo era provavelmente mais húmida do que é atualmente, dando um ótimo habitat para a megafauna daquela época. Por acaso, as condições secas, frias e salgadas dos anos seguintes ao Holoceno impediram que o ADN se decompusesse.

“As nossas condições de trabalho precisavam de ser extremamente controladas para evitar a contaminação com ADN moderno, por isso, usamos reagentes descontaminados especiais e suprimentos descartáveis. Foram realizados vários experimentos para autenticar as sequências de ADN obtidas e os esforços da equipa que participaram foram essenciais”, acrescenta Petrigh.

A T. leonina ainda pode ser encontrada no aparelho digestivo de cães, gatos e raposas, logo, a sua presença nas fezes de um puma antigo mudam tudo o que sabíamos sobre os métodos de transmissão.

Os excrementos fósseis confirmam a presença de animais carnívoros na região durante o Plistoceno, acrescentando uma maior profundidade ao nosso entendimento da área no final da última idade do gelo. Além disso, o alto número de óvulos também sugere que o parasita teria ameaçado a saúde de carnívoros e humanos vivos daquela época.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …