As abelhas preferem inseticidas em vez de alimentos não contaminados

As abelhas “ganham o gosto” pelos inseticidas, cujos efeitos nestes insetos são semelhantes aos da nicotina nos humanos.

Durante dez dias, investigadores da da Universidade de Queen Mary e do Imperial College, em Londres, expuseram dez colónias de abelhas a sacarose simples e a sacarose com diferentes concentrações de inseticidas neonicotinóides, substâncias quimicamente semelhantes à nicotina usadas para proteger as plantas dos insetos.

Quando são ingeridos pelas abelhas, estes inseticidas afetam o sistema nervoso central deste animal, causando-lhe a paralisia ou até a morte. O artigo científico foi publicado recentemente na Proceedings of the Royal Society B.

No início da experiências, as abelhas preferiram a sacarose não alterada, mas à medida que o tempo foi passando, as abelhas passaram a preferir os alimentos com inseticidas, mesmo tendo a possibilidade de consumir alimentos não contaminados.

O Público explica ainda que os insetos conseguiam detetar a substância e mudar as suas rotinas para procurar sacarose com concentrações de neonicotinóides.

Richard Gill, um dos autores do estudo, afirmou num comunicado do Imperial College que, “curiosamente, os neonicotinóides afetam terminações nervosas nos insetos que são parecidas com as terminações afetas pela nicotina nos mamíferos”.

Ainda que as conclusões do estudo mostrem que este gosto adquirido é sintomático de um “comportamento de dependência“, é necessária mais investigação para saber o que causa este vício.

Os investigadores ressalvam que este aumento de exposição aos neonicotinóides pode ser preocupante, tendo em conta que pode “afetar de forma negativa as funções motoras, aprendizagem, orientação e navegação” das abelhas. Além disso, a longo prazo, isso afetaria também as colónias, aponta o artigo científico.

Além de os inseticidas poderem ter efeitos nocivos no sistema nervoso humano, os cientistas sublinham ainda que os pesticidas têm um papel importante na segurança alimentar, mas podem afetar outras espécies que não as pretendidas – como as abelhas, que ajudam a polinizar colheitas e árvores de fruto.

São usados em todo o mundo, mas os neonicotinóides têm vindo a ser proibidos nos últimos anos. Em abril deste ano, por exemplo, a União Europeia aprovou uma proposta que proíbe o uso ao ar livre destes inseticidas por serem danosos para as abelhas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …

Uma carta de desamor ao BE e uma geringonça despedaçada. OE passa, mas com margem mínima

O PCP vais abster-se e o Bloco de Esquerda vai votar contra. O Orçamento do Estado para 2021 deverá passar na generalidade, mas com uma margem estreita de três votos. O Orçamento do Estado para 2020 …

Monstros marinhos no deserto? Restos de ancestral do peixe-boi encontrados em deserto no Egito

De acordo com um novo estudo, há 40 milhões de anos, o Deserto Oriental Africano era o lar dos ancestrais dos peixes-boi e dos dugongos.  No ano passado, uma equipa de arqueólogos encontrou fósseis de um antigo …

Mourinho voltar a criticar o VAR (e lembra penálti do City frente ao FC Porto)

O treinador do Tottenham, o português José Mourinho, voltou a criticar o VAR, recordando o penálti assinalado contra o FC Porto no jogo frente ao Manchester City a contar para a fase de grupos da …