A civilização está à beira do colapso, diz a NASA

Javrri / Flickr

Detalhe do cartaz de "END:CIV", filme de Franklin Lopez, 2011

Detalhe do cartaz de “END:CIV”, filme de Franklin Lopez, 2011

Um estudo patrocinado pela NASA prevê que a civilização industrial poderá entrar em colapso nas próximas décadas devido à exploração não sustentável dos recursos e à distribuição cada vez mais desequilibrada da riqueza. 

A investigação, publicada na Ecological Economics e realizado com o apoio do Goddard Space Flight Center, da NASA, utilizou modelos teóricos para prever que o mundo tal como o conhecemos deverá durar, no máximo, mais um século. Se nada mudar, seremos “engolidos” por fatores como as alterações climáticas, o aumento da população, o consequente aumento da exploração dos recursos e a estratificação da sociedade em “elite” e “massas”.

Os casos de grandes rupturas civilizacionais devido a “colapsos vertiginosos – por vezes durante séculos – são muito comuns”, mesmo em civilizações avançadas e complexas, tais como o Império Romano ou os impérios Han, na China, Máuria e Gupta, na Índia, e da Mesopotâmia.

Ascensão e queda

O estudo, divulgado pelo Guardian, analisou o declínio de civilizações antigas e conclui que “o processo de ascensão e queda é um ciclo recorrente ao longo da História”, identificando cinco fatores que explicam o declínio da civilização e que podem determinar o risco atual de um colapso: população, clima, água, agricultura e energia

Nos últimos cinco mil anos, a conjugação destes fatores levou a situações de colapso quando se verificaram os fenómenos da “exploração prolongada de recursos” de forma insustentável, influenciando o equilíbrio ecológico, e “a estratificação económica da sociedade em Elites [ricas] e Massas (ou Plebeus) [pobres]”.

sesync.org

Safa Motesharrei, investigador do Sesync

Safa Motesharrei, investigador do National Socio-Environmental Synthesis Center

O trabalho de investigação foi liderado por Safa Motesharrei, do National Socio-Environmental Synthesis Center. Em conjunto com uma equipa de cientistas das áreas naturais e sociais, o especialista em matemática aplicada criou um modelo multidisciplinar chamado “Human And Nature DYnamical” (HANDY).

Os cientistas enfatizam que “o colapso pode ser evitado e a população pode alcançar um equilíbrio se a utilização per capita dos recursos naturais for reduzida a níveis sustentáveis e se esses recursos forem distribuídos de uma forma equitativa”.

A batata quente fica, portanto, nas mãos das Elites que têm poder para “restabelecer um equilíbrio económico”.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este estudo da Nasa vem apenas confirmar que 2 + 2 são mesmo 4. O problema é que as grandes elites não estão muito interessadas em corrigir o erro em que nos encontramos pois isso seria ceder parte do seu poder. E aqui só mesmo uma revolução nos poderá levar lá. A única forma de trazer esse equilíbrio é abandonar o modelo da globalização económica, que destruiu as economias dos paises mais frágeis levando ao empobrecimento crescente das populações, pelo modelo da Localização Concênctrica que leverá a uma distribuição mais equitativa dos recursos e da riqueza. Poderão encontrar mais informação sobre este modelo no capítulo “A Revolução que mudou Portugal e o Mundo” que se encontra para download neste endereço: http://www.caminhosdepax.pt/editora/catalogo/pedro-elias/memorias-de-um-despertar-pre-reserva/download.html

    • Aposto que a civilização colapsava estrondosamente se 5% da população fosse constituída por cérebros equivalentes ao teu.

  2. A raça humana não está interessada em progredir, em melhorar. As pessoas querem consumir desenfreadamente e satisfazer seus anseios mais primais, sem se importar com o que realmente importa: amar o próximo. O calapso em um futuro próximo é o caminho óbvio e merecido!!!!! Como se não bastasse o próprio homem ser RUIM por natureza, ainda há países como EUA, Inglaterra e aqueles lixos do Oriente Médio a se matarem incessantemente por seu “deus” inexistente…. “Guerra Santa”, dizem eles, o que só mostra o quão primitivos nós somos e o quanto merecemos ir para o buraco!!!!

  3. Engraçado é que se a raça humana é prejudicial ao meio ambiente devemos primeiro nos matar a todos um genocídio completo. Ocupamos apenas 3% do planeta, mas apenas agora começam o conversadeira, os três maiores poluidores do planeta USA, Russia e China não irão parar de poluir, engraçado que a maquina comunista é que mais produz lixo toxico e os defensores do meio ambiente no Brasil são meio comunistas, pois lutam contra o capitalismo, mas utilizam iPhone e comem Macdonalds. Quem quer ver o desespero são justamente aqueles que vendem produtos “ecológicos” no caso o moço da foto, temos que nos preocupar sim com a natureza, mas isso é dever de todos.

  4. Os Árabes já destruíram todas as civilizações que entraram em contacto,
    a América não vai ser diferente…

    Os Árabes querem que a civilização seja destruída, para depois eles reinarem mediante o caos!!!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …