A nave espacial não tripulada russa Progress, que descolou sexta-feira do Cazaquistão para reabastecer a Estação Espacial Internacional (EEI), conseguiu hoje de manhã acoplar-se, conforme o planeado, após dois fracassos nos últimos meses.
“A nave espacial de carga Progress M-28M acoplou-se à parte russa da EEI às 10h11 de Moscovo”, informou a agência espacial russa Roscosmos em comunicado citado pela AFP.
A Progress M-28M carrega mais de 2,3 toneladas de oxigénio, combustível, alimentos e equipamento científico, bem como pacotes pessoais para os três astronautas presentes na EEI.
A tripulação actual da Estação Espacial é composta pelos cosmonautas russos Gennady Padalka (que bateu este mês o recorde de permanência no espaço) e Mikhail Kornienko e pelo astronauta americano Scott Kelly.
A missão da Progress foi lançada de urgência, na sequência da explosão do foguetão Falcon 9 e da cápsula Dragon, da Spacex, no domingo passado, quando se dirigia à Estação Espacial Internacional em missão de reabastecimento.
ZAP / Lusa