O azeite está muito mais barato, indica o INE

1

Descida de 29,3% no preço do azeite e uma descida quase igual no preço das azeitonas – isto depois de uma subida acentuada.

O preço do azeite diminuiu quase 30% este ano face a 2023, em resultado do aumento da produção mundial e da normalização da oferta, estimou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a primeira estimativa das “Contas Económicas da Agricultura – 2024” do INE, “na produção de azeite é expectável, para o ano civil de 2024, um acréscimo de produção em volume (18,7%), em resultado da conjugação da excelente campanha anterior (2023/2024) com a boa campanha em curso (2024/2025)”.

“O preço deverá registar uma diminuição acentuada (-29,3%), comparativamente aos elevados preços praticados em 2023, como consequência do aumento da produção mundial de azeite e da normalização da oferta”, avança.

Esta queda acentuada também só se verifica graças à subida também acentuada do preço ao longo dos últimos anos, lembra o jornal Público.

O mesmo relatório indica que os preços dos frutos deverão diminuir 4%, destacando-se as azeitonas (-29,5%).

Esta diminuição terá como principal causa a normalização da procura de azeitona para azeite, que foi muito elevada nos anos anteriores, “em resultado da escassez no mercado internacional”.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.