/

O Pai Natal existiu mesmo. Era grego, esteve preso e tinha o nariz torto

1

LJMU

São Nicolau, o original Pai Natal, viveu na Turquia e acredita-se que fazia milagres. Era bispo e defendeu a Igreja — há quase 2 mil anos.

Nasceu muito antes da Coca-Cola — por volta de 280 d.C., para sermos precisos. Era grego, mas vivia na atual Turquia, conta a National Geographic.

Foi um grande defensor da Igreja durante a Grande Perseguição de 313, quando se queimavam Bíblias e executavam padres. Atribuíram-se-lhe muitos milagres, e tornou-se o protetor de muitos tipos de pessoas, desde órfãos a marinheiros e prisioneiros.

Nicolau ganhou então proeminência entre os santos por ser o patrono de muitos grupos. Por volta de 1200, explicou o historiador Gerry Bowler, da Universidade de Manitoba, autor de Santa Claus: A Biography, tornou-se conhecido como protetor das crianças e portador de presentes mágicos devido a duas grandes histórias da sua vida.

Uma delas foi quando salvou três raparigas de uma vida de prostituição ao entregar secretamente três sacos de ouro ao seu pai endividado, que podem ser usados para os seus dotes.

“A outra história não é tão conhecida atualmente, mas era muito conhecida na Idade Média”, disse Bowler. Nicolau entrou numa estalagem cujo dono tinha acabado de assassinar três rapazes e conservado os seus corpos desmembrados em barris na cave. O bispo não só pressentiu o crime, como também ressuscitou as vítimas. “Essa é uma das coisas que o tornou o santo padroeiro das crianças.”

Mas depois do início da Reforma Protestante, nos anos 1500, santos como Nicolau caíram em desuso em grande parte do norte da Europa. “Isso foi problemático”, conta Bowler. “agora quem é que vai trazer os presentes às crianças?”

“A capacidade de carga do menino Jesus é muito limitada, e ele também não é muito assustador”, como ditava a tradição, disse Bowler. “Por isso, o Menino Jesus recebeu muitas vezes um ajudante assustador para carregar os presentes e ameaçar as crianças, o que não parece apropriado vindo do Menino Jesus.”

Assim, há várias figuras da tradição germânica que se inspiram de novo em Nicolau para criar figuras diabólicas que ameaçam as crianças e entregam os presentes, como o Krampus.

Entretanto o Pai Natal como o conhecemos também não nasceu da Coca-Cola, como ouvimos falar, mas sim de um livro.

O livro de Washington Irving, Knickerbocker’s History of New York, de 1809, retratava pela primeira vez um Nicolau que fuma cachimbo que sobrevoava os telhados numa carroça voadora, entregando presentes às boas crianças e trocando-os pelos maus.

Qual era a aparência do São Nicolau?

Em 2014, uma equipa da Universidade de Liverpool reconstruiu, através de inteligência artificial, o verdadeiro rosto de São Nicolau.

Uma porta-voz da universidade afirmou, na altura, à BBC, que a nova representação utiliza “as normas anatómicas mais atualizadas, dados de profundidade dos tecidos turcos e técnicas de computação gráfica“.

A reprodução inclui também o nariz gravemente partido de São Nicolau, que, segundo a porta-voz, “cicatrizou assimetricamente, dando-lhe um nariz caraterístico e um aspeto facial robusto”. O seu nariz ter-se-à partido durante a perseguição dos cristãos sob o domínio do imperador romano Diocleciano.

O tamanho e a forma dos músculos faciais que outrora cobriam o crânio de Nicolau tiveram de ser inferidos e a forma do próprio crânio foi recriada a partir de dados bidimensionais. Os artistas digitais acrescentaram pormenores baseados em suposições, incluindo a pele de tom azeitona mais comum entre os gregos mediterrânicos como Nicolau, olhos castanhos e o cabelo grisalho de um homem de 60 anos.

“É provável que tenhamos perdido algum do nível de detalhe que se obteria trabalhando a partir de fotografias, mas acreditamos que isto é o mais próximo que alguma vez conseguiremos chegar dele“, afirmou a antropóloga facial Caroline Wilkinson.

ZAP //

1 Comment

  1. ; : :::::O DILEMA – Qual resposta seria dada ao ilustre amigo que não fosse : “venha e se junte a nós ” : estamos de braços abertos e a Rússia será o seu novo lar, caro amigo BASHAR AL-ASSAD Mas, as consequências e os incômodos que irão causar perante aos novos donos do Poder na SIRIA com tal hospedagem ao inimigo de tantos anos !!? Que não aconteça um outro pedido de ” hospedagem” para outro amigo e parceiro – ALI KHAMENEY . A Mamãe Rússia está para chegar numa encruzilhada : Guerra da Ucrânia , Pérsia , Hamas e Hezbollah. Ao Czar Vladimir não aconteça o mesmos funestos acontecimentos dos seus aliados e amigos, pois, o povo russo, já está a perder a paciência.. È o que pensa , joaoluizgondimaguiar – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.