/

O novo nome da Holanda é uma contradição?

7

Não se trata de uma questão política, nem geográfica, nem social. Mas o nome “Países Baixos” – que tanta confusão tem gerado – parece uma contradição.

A Holanda deixou de querer ser tratada por Holanda. E faz sentido, até porque o nome correto sempre foi Países Baixos.

Por ignorância, teimosia ou pirraça, há quem continue a chamar-lhe Holanda.

Há, também, muitas pessoas que, por esquecimento, continuam a dizer Holanda, mas que, imediatamente, se apercebem do erro: “Ai, agora diz-se Países Baixos”.

Mas não é só agora. Os Países Baixos chamam-se (Reino dos) Países Baixos, há mais de 200 anos, desde a queda de Napoleão Bonaparte, em 1815.

A Holanda é, apenas, uma região dos Países Baixos, composta por duas províncias: Holanda do Norte (Noord-Holland) e Holanda do Sul (Zuid-Holland). Nos Países Baixos (Nederland) há mais 10 províncias, além das “Holandas”.

Holanda proveio das palavras “holt lant” com as quais os antigos holandeses descreveram uma área naquela região – que traduzido fica “terra arborizada”.

Há vários fatores que podem ter feito com os Países Baixos tivessem ficado conhecidos como Holanda, no exterior.

Nos séculos XVII e XVIII, as províncias de Holanda do Norte e Holanda do Sul eram as mais poderosas do país. Amesterdão, Roterdão e Haia são exemplos cidades que desempenharam papéis socioeconómicos cruciais na história do país.

Os Países Baixos foram, desde então, começando a ficar associados a toda uma região que representava o país internacionalmente.

Em 2019, o governo holandês decidiu que ia retirar Holanda como termo de referência ao país, em todos os materiais promocionais e posicionamento no exterior. Agora, é Países Baixos para todos.

Países Baixos (dos altos)

Parece contraditório os neerlandeses quererem tratados como os “homens dos Países Baixos” – como se não fossem o povo mais alto do mundo.

Nos últimos 200 anos, o holandês médio cresceu de 166 cm em 1810 para 184 cm atualmente – um aumento de 18 cm em apenas dois séculos.

Os homens holandeses são atualmente os mais altos do mundo.

Dá que pensar: quando não se “chateavam” por serem chamados de Holanda, os neerlandeses eram, de facto, baixos; agora que cresceram e são os maiores fazem questão de serem “os Países Baixos”.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

    • Den Haag, e em que lingua seria esse absurdo? Em Portugues não é de certeza porque senão diriamos por exemplo Englandes em vez de Inglês ou por exemplo Doitchlandes em ves de Alemão. A sua proposta, além de ridicula insulta todas as construções gramaticais da lingua portuguesa.

  1. Entao fazem um artigo sobre os Paises Baixos, a explicar tudo, menos o porquê de se chamarem paises baixos, ao menos passem os factos todos sobre esta curiosidade.

  2. Mas que grande confusão vai para aqui.
    Vamos ver como tudo faz sentido:

    A palavra **”Netherlands”** em inglês, ou **”Nederland”** em neerlandês, tem o significado literal de **”Terras Baixas”**.

    – **”Nether”** ou **”neder”** significa “baixo” ou “inferior”.
    – **”Lands”** ou **”land”** significa “terra” ou “território”.

    Esse nome se refere à geografia do país, já que grande parte dos Países Baixos está situada abaixo do nível do mar ou em áreas de baixa altitude.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.