“Blitzkrieg” arrasa homens de “kilt”

Mohamed Messara/EPA

Jamal Musiala marca no Alemanha-Escócia (Euro 2024)

A goleada dos germânicos por 5-1 poderia ter sido ainda mais “gorda” e o tento contrário só surgiu através de um autogolo.

A Alemanha entrou a vencer o “seu” EURO 2024, e de forma concludente, perante uma frágil selecção da Escócia que surgiu amedrontada, com uma estratégia defensiva e, mal se viu a perder, não teve capacidade para inverter o seu jogo, terminando mesmo a primeira parte reduzida a dez elementos.

A primeira parte ditou logo o rumo dos acontecimentos, com a Alemanha a pegar na bola e a não largá-la praticamente. Os escoceses limitaram os remates germânicos, mas estes fizeram três golos em apenas cinco remates, todos enquadrados, com Wirtz, Musiala e Havertz a facturarem – este último numa grande penalidade que originou a expulsão de Ryan Porteous.

No segundo tempo os escoceses encostaram-se à sua baliza, mas não evitaram várias ocasiões e mais um golo, do “armário” Füllkrug. Os britânicos não realizaram um único remate no jogo até ao lance do seu tento… mas teve de ser num autogolo de Rüdiger perto do fim. Nos descontos, Emre Can fez o tento final.

O Jogo em 5 Factos

Eficácia alemã – Na primeira metade já estavam 3-0, resultado conseguido em apenas cinco remates, todos eles enquadrados. Ao descanso os escoceses não tinham qualquer disparo.

Escoceses inofensivos – Os britânicos fizeram apenas um remate, ou perto disso, no lance que acabou no autogolo de Rüdiger. Muito pouco a este nível.

Um vazio de acções A Escócia registou somente duas acções com bola na área germânica, contra 30p dos anfitriões.

Kroos implacável – O cérebro da Alemanha, Toni Kroos, terminou o jogo com apenas um passe falhado em 98, completou os oito longos, recebeu 88 entrega, somou 108 acções com bola e registou sete recuperações de posse. Tudo máximos.

Alemães como relógios suíços – Além de terminarem com 71% de posse de bola, os germânicos só falharam 40 de 667 passes (94% de eficácia).

Melhor em campo: Jamal Musiala

Que grande jogo do miúdo do Bayern. Musiala foi o melhor em campo no jogo de abertura deste EURO, com um GoalPoint Rating de 8.0. Um golo, 100% de eficácia de passe, cinco dribles completos em oito, cinco conduções progressivas e duas super progressivas, mas também trabalho árduo, expresso em quatro acções defensivas no meio-campo contrário e quatro bloqueios de passe/cruzamento. Estupendo.

Resumo

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.