Segundo um especialista em otorrinolaringologia, a dificuldade em ouvir durante uma constipação está ligada ao funcionamento da Trompa de Eustáquio.
Quando se apanha uma constipação, além dos sintomas habituais de nariz entupido e dor de garganta, não é incomum sentirmos a nossa audição “abafada”.
Mas por que razão uma infeção respiratória afeta a nossa capacidade de ouvir?
A resposta está na trompa de Eustáquio, um canal estreito que liga o ouvido à parte de trás do nariz, explica John Fornadley, especialista em otorrinolaringologia consultado pelo Live Science.
A trompa de Eustáquio está normalmente fechada, mas abre-se quando engolimos ou bocejamos. A sua função é drenar o excesso de muco do ouvido médio para o nariz e a garganta e igualar a pressão do ar no ouvido médio com a do ambiente exterior.
Este equilíbrio de pressão do ar é crucial para a vibração normal do tímpano, que, por sua vez, afeta a nossa audição.
Uma mudança significativa na pressão do ar pode fazer com que a trompa de Eustáquio se abra rapidamente, uma sensação frequentemente referida como “estalar” os ouvidos.
Embora este efeito seja mais notado durante viagens aéreas ou quando nos encontramos a grandes altitudes, mantém-se presente, de forma subtil mas importante, também quando estamos ao nível do mar.
Durante uma constipação ou outras infeções respiratórias, o sistema imunitário desencadeia uma produção aumentada de muco no nariz e seios nasais, levando a inflamação e a sensação de nariz entupido.
Este fluido extra pode espalhar-se para o ouvido médio através da trompa de Eustáquio, abafando as vibrações do tímpano e causando perda auditiva temporária.
Complicações adicionais podem surgir quando esta acumulação de muco na trompa de Eustáquio leva a uma infeção no ouvido médio — um problema comum, particularmente em bebés e crianças pequenas, que têm trompas de Eustáquio mais pequenas e orientadas mais na horizontal, tornando a drenagem mais difícil.
Estas infeções podem reduzir o volume dos sons percebidos em até 40 decibéis —algo como estar a usar tampões para os ouvidos. Segundo um estudo publicado em 2022 na revista Cureus, em casos graves, podem até levar à perda auditiva permanente.
Felizmente, a perda auditiva ligeira que nos afeta durante uma constipação desaparece normalmente sozinha após o fim desta condição.
No entanto, os especialistas recomendam a vigilância dos sintomas e a consulta de profissionais de saúde sempre que experimentamos problemas auditivos persistentes ou agravados, especialmente em crianças mais propensas a infeções do ouvido médio.