Irão apresenta o Abu Mahdi — o primeiro míssil de cruzeiro guiado por IA

O Irão anunciou o desenvolvimento do “Abu Mahdi” — o primeiro míssil de cruzeiro do mundo controlado por IA.

Fabricado por uma subsidiária do Ministério da Defesa do Irão, o novo míssil “Abu Mahdi” tem um alcance anunciado de 1000 km e foi “desenvolvido internamente para impulsionar as capacidades militares do país”.

Comissionado à Marinha do Irão e ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), o Abu Mahdi promete “enorme precisão e impacto poderoso“. Pode ser usado em mar ou terra e é capaz de “penetrar nos sistemas de defesa aérea dos oponentes”.

O novo míssil iraniano pode alterar a sua altitude e direção em pleno voo, de forma semelhante à usada pelos mísseis de cruzeiro tradicionais, e pode viajar a baixas altitudes para evitar a deteção por radar.

De acordo com o Tehran Times, “a grande ogiva do míssil iraniano permite-lhe dizimar uma variedade de embarcações navais”, atingindo-as de múltiplos ângulos.

O seu “sistema de navegação sofisticado e um potente motor” permitem que seja lançado a partir do interior do Irão para atingir unidades navais. O sistema de lançamento pode preparar e iniciar vários mísseis com trajetórias variadas a partir de lançadores móveis e fixos.

Segundo o contra-almirante Ali Reza Tangsiri, comandante da Marinha do IRGC, o novo míssil limitará a eficácia dos porta-aviões inimigos, ao impor-lhes que se mantenham uma distância mínima de 2.000 km das costas do Irão.

Tangsiri realça  que o papel principal do míssil é dissuadir os inimigos de se aproximarem da costa do Irão, uma vez que a capacidade de lançar o míssil a partir do interior do Irão, com uma autonomia d2 1000 km, força os porta-aviões inimigos a recuar, neutralizando os seus caças.

O The Jerusalem Post realça que as reais capacidades do novo míssil iraniano, que nunca foi testado em combate, estão por comprovar, e que o uso anunciado de IA para navegação do míssil não pode ser confirmado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.