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Esqueça o Photoshop. Restaurantes recorrem à IA para criar menus mais atrativos

Inventor diz que a ferramenta se destina a preencher lacunas nos restaurantes mais pequenos e recentes que não têm acesso a fotografia profissional de alimentos.

A cada dia que passa, é descoberta uma nova utilidade para a Inteligência Artificial.

Desta feita, a tecnologia foi utilizada por alguns proprietários de restaurantes para produzir imagens de comida para os seus menus, mesmo que os pratos representados nunca tenham sido confecionados naquele estabelecimento (ou em nenhum, na verdade).

Nabeel Alamgir, CEO da empresa de restauração Lunchbox, recorreu recentemente a um gerador de imagens potenciado pela OpenAI, a empresa por responsável pela criação do famoso ChatGPT.

A Lunchbox, uma empresa de software de gestão de restaurantes, trabalha com cerca de 200 marcas, construiu uma ferramenta recorrendo à ferramenta de conversão de texto em imagem DALL-E.

À Business Insider, Alamgir explicou que a Lunchbox paga ao OpenAI uma “pequena taxa” por utilização — desde o seu lançamento a 19 de janeiro, gerou 175 milhões de fotos. Perante o avanço e adesão à tecnologia, a Lunchbox já não é capaz de rastrear quais os restaurantes ou marcas que estão a utilizar a ferramenta.

Tal como o ChatGPT, os utilizadores descrevem o que pretendem para gerar conteúdo — neste caso, uma foto de comida, sendo também possível escolher as sugestões de estilo e fundo.

Alamgir disse que o gerador de fotos alimentares tem como objectivo ajudar os restaurantes a aumentar as vendas. Citando dados do Grubhub, o responsável disse que os restaurantes que adicionam imagens aos seus itens do menu recebem mais de 70% de encomendas e 65% mais vendas em comparação com os restaurantes que não o fazem.

“Lançámos este gerador gratuito para fornecer aos pequenos e novos restaurantes acesso às mesmas ferramentas que as plataformas maiores oferecem por uma taxa mais pequena”, disse Alamgir.

No mundo atual, obcecado pelas redes sociais, uma imagem não vale apenas mil palavras — pode valer 100.000 visualizações ou gostos (que rapidamente se transformam em vendas). Mas como vão os clientes reagir quando o prato que encomendam não coincidirem com os da imagem?

Historicamente, estes tendem tendem a esperar que os seus pratos tenham a aparência semelhante à anunciada nos menus, pelo que é de esperar um aumento das reclamações caso isto deixe de ser regra.

“Entendemos que é importante manter a integridade da ementa”, disse o responsável. “A razão pela qual lançámos o gerador de imagem alimentar é porque este pode aproximar-se profundamente do verdadeiro visual dos seus pratos mais simples. Ao mesmo tempo, permite a restaurantes novos e pequenos executar tarefas de marketing que de outra forma dificilmente conseguiriam.”

Alamgir apontou, precisamente, que a ferramenta se destina a preencher lacunas para restaurantes que não têm acesso a fotografia profissional de alimentos.

ZAP //

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