Steven Diez estava apurado em Houston. Depois foi afastado. Depois apurou-se. Depois perdeu. E o árbitro errou de forma bem evidente.
Esta deve ter sido a semana mais mediática do tenista Steven Diez, em toda a sua carreira de 14 anos. Não porque ganhou o torneio de Wimbledon ou porque passou a liderar a tabela ATP, mas sim porque ganhou e perdeu o mesmo jogo; e ainda se qualificou a seguir.
Como é? Passamos a explicar.
A “novela” do canadiano no torneio em Houston começou com tranquilidade: vitória por 6-3 e 6-2 contra Zachary Svajda, na qualificação.
Seguiu-se, ainda na fase de qualificação, o encontro com Gijs Brouwer. Diez liderava por 6-4 e 5-4 quando venceu o ponto de encontro, e por isso, fechou o jogo com uma vitória em apenas dois sets. Gritou e celebrou imediatamente.
Jogo realmente fechado? Não. O árbitro, que já tinha encerrado o duelo junto ao microfone, apercebeu-se de que Brouwer ficou a olhar para uma marca da bola junto à linha. Não a marca da resposta de Diez, mas o rasto do seu próprio serviço, que parecia fora.
O árbitro desceu da cadeira e foi ver uma marca…errada. Nestas imagens podemos verificar que a bola não caiu no local onde o árbitro se concentrou.
📍Ayer en la Qualy del ATP 250 de #Houston sucedió algo increíble. Resto ganador y victoria para Steven Diez, el canadiense accede al cuadro.
🗣“Game, set and match”, grita el juez de silla. Sin embargo, segundos después ocurre lo siguiente… pic.twitter.com/jIavlrWTis
— Fernando Murciego (@fermurciego) April 4, 2022
“A marca não é essa! A marca não é essa!”, gritava Diez, que pediu logo a presença do supervisor mas nada resultou. Apesar do erro evidente, o árbitro manteve a sua decisão e o jogo continuou.
O jogo continuou e Gijs Brouwer, que já tinha perdido o duelo, afinal venceu em três parciais, por 4-6, 7-5 e 6-2.
Apesar de perder um jogo que já tinha vencido, Steven Diez qualificou-se para o quadro principal de Houston. Há uma regra no ténis que permite o apuramento a um jogador derrotado na qualificação quando algum imprevisto (lesão, quase sempre) afasta outro tenista do torneio em causa.
Por coincidência, foi a primeira vez na sua carreira que o canadiano conseguiu entrar dessa forma num torneio ATP.
Já jogou e já perdeu. Logo na primeira ronda, Diez foi derrotado por Jordan Thompson por 6-3 e 6-2.
Alguns poderão concluir que Steven Diez conseguiu algo inédito num torneio de ténis: em três jogos, ganhou dois e perdeu dois.
Parece a matemática do dr. Costa….