O defesa Abdu Conté e o médio Filipe Soares substituíram Thierry Correia e Francisco Trincão nos convocados da seleção portuguesa de sub-21 para a fase decisiva do Euro2021.
A Seleção portuguesa regista duas baixas de última hora na convocatória para a fase a eliminar do Europeu de sub-21. Thierry Correia testou positivo à covid-19, enquanto Francisco Trincão teve um contacto considerado de alto risco pelas autoridades de saúde.
O selecionador Rui Jorge chamou para os seus lugares uma dupla do Moreirense: o defesa Abdu Conté e o médio Filipe Soares.
“O defesa Abdu Conté e o médio Filipe Soares, ambos do Moreirense, vão fazer parte da seleção nacional sub-21. [O treinador] Rui Jorge chamou ambos os jogadores devido à indisponibilidade de Thierry Correia, que testou positivo à covid-19, e de Francisco Trincão, que teve um contacto considerado de alto risco pelas autoridades de saúde”, lê-se num comunicado publicado no site oficial da FPF.
O defesa esquerdo Abdu Conté e o médio Filipe Soares chegaram a ser chamados durante a fase de qualificação, com o segundo a realizar um jogo na fase de grupos do Euro sub-21, disputada entre 24 e 31 de março.
Já Thierry Correia, dos espanhóis do Valência, assumiu o corredor direito da defesa nos três encontros dessa primeira fase e foi um dos cinco totalistas de Portugal, a par do guarda-redes Diogo Costa e dos defesas Diogo Queirós, Diogo Leite e Diogo Dalot.
Quanto ao extremo Francisco Trincão, dos espanhóis do FC Barcelona, que havia passado anteriormente pela seleção principal, contabilizou duas titularidades e outra aparição como suplente utilizado, sendo o melhor marcador da equipa nacional, com dois golos.
Rafael Leão juntou-se ao resto de grupo esta segunda-feira, mas ainda não faz parte dos planos de Rui Jorge, uma vez que está a aguardar pelo resultado do teste à covid-19.
Já Florentino Luís e Tiago Djaló foram autorizados a apresentarem-se mais tarde, devido aos compromissos com os respetivos clubes, salienta o Record.
Líder do Grupo D, com nove pontos, resultantes de um pleno de vitórias sobre Croácia (1-0), Inglaterra (2-0) e Suíça (3-0), a seleção portuguesa de sub-21 regressa ao Estádio Stozice, em Ljubljana, para defrontar a Itália em 31 de maio, às 21:00 (20:00 em Lisboa).
O vencedor dessa partida medirá forças com Espanha ou Croácia em 03 de junho, às 18:00 (17:00 em Lisboa), no Estádio Ljudski vrt, em Maribor, sendo que a final está prevista para 06 de junho, de novo em Ljubljana, às 21:00 (20:00 em Lisboa).
Finalista vencido em 1994 e 2015 e ausente da edição de 2019, Portugal procura um inédito título à oitava presença na fase final de um Europeu de sub-21, que integra pela primeira vez 16 equipas e tem decorrido na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020 por culpa da pandemia de covid-19.
Lista de 23 convocados:
- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton) e Luís Maximiano (Sporting).
- Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (Famalicão), Diogo Dalot (AC Milan), Pedro Pereira (Crotone), Abdu Conté (Moreirense), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (Farense).
- Daniel Bragança (Sporting), Fábio Vieira (FC Porto), Florentino Luís (Mónaco), Gedson Fernandes (Galatasaray), Romário Baró (FC Porto), Vítor Ferreira (Wolverhampton) e Filipe Soares (Moreirense).
- Avançados: Dany Mota (Monza), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica), Jota (Valladolid), Rafael Leão (AC Milan) e Tiago Tomás (Sporting).
ZAP // Lusa