A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia.
O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo adiantou a instituição italiana localizada na região de Possagno, citada pelo portal Hype Beast.
Em causa está uma escultura neoclássica de Pauline Bonaparte como Venus Victrix, recriada em tamanho real por António Canova, que terá ficado danificada em dois ou três dedos, segundo informação veiculada pela imprensa italiana.
De acordo com o museu, o visitante sentou-se sobre o modelo original de gesso da obra e, acidentalmente, terá danificado a escultura.
Apesar de se ter apercebido que a obra tinha ficado danificada, o austríaco deixou rapidamente o museu sem notificar nenhum responsável da instituição. Acabou identificado pelas autoridades italianas depois de ser filmado por uma câmara de vigilância.
A TVI24 precisa que a identidade do austríaco não foi revelada.
O diretor do museu quer que o turista seja julgado em Itália, respondendo pelos seus atos.
Venus Victrix, cuja modelo era Paolina Borghese, a esposa de Napoleão Bonaparte, é o trabalho mais famoso de Canova, escultor italiano nascido em 1757 e bastante conhecido pelas suas obras em mármore.