/

Bebé inglês é o primeiro no mundo a participar num ensaio clínico com canábis

O ensaio clínico, que está a ser realizado no Reino Unido, pretende perceber se este é um método seguro e eficaz para reduzir o risco de lesões cerebrais nos recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquémica.

De acordo com o jornal The Guardian, Oscar Parodi, nascido, a 11 de março, no Hospital Universitário Norfolk e Norwich, no Reino Unido, tornou-se o primeiro bebé no mundo a participar num ensaio clínico com canábis.

O bebé teve problemas durante o nascimento e teve de ser transferido para a unidade neonatal de cuidados intensivos deste hospital, onde o submeteram a hipotermia terapêutica durante 72 horas. Foi então que a mãe deu o seu consentimento para que o filho participasse no estudo.

“Foi difícil, mas queria fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para ajudar o meu bebé. O Oscar ficou no hospital durante nove dias e estava a ser monitorizado 24 horas, sete dias por semana”, contou a mãe ao jornal, acrescentando que o filho está a dar-se “extraordinariamente bem”.

Este tratamento experimental com canábis tem como objetivo ajudar os bebés que correm o risco de sofrer convulsões e danos cerebrais. Os investigadores estão a tentar perceber se este é um método seguro e eficaz para reduzir o risco de lesões cerebrais nos recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquémica.

Para além de Oscar, uma segunda criança nascida, em abril, no mesmo hospital também já faz parte do ensaio clínico. O estudo vai durar um ano e também vai ser feito noutras unidades neonatais de cuidados intensivos do Reino Unido, bem como noutros lugares da Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.