/

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

(dr) Joseph Schubert

A aranha-pavão Maratus constellatus

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com “A Noite Estrelada”, famoso quadro de Vincent Van Gogh.

Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) ganharam popularidade pela sua aparência “excêntrica” e, desde o final de 1800, já foram encontradas mais de 80 espécies. Agora, na Austrália, foram encontradas mais sete para podermos admirar.

De acordo com o site Live Science, a descoberta foi descrita por Joseph Schubert, entomologista do Museums Victoria, em grande parte graças às fotografias enviadas por cientistas de todo o país. Todas as espécies agora descobertas vivem na Austrália, com exceção de uma que vive na China.

Entre elas está uma aranha que, segundo o mesmo site, se destaca porque as suas cores fazem lembrar o famoso quadro de Vincent Van Gogh — “A Noite Estrelada”. E, por isso, Schubert chamou-a de Maratus constellatus, em homenagem à obra do pintor holandês.

A M. constellatus e as restantes colegas — M. azureus, M. laurenae, M. noggerup, M. suae, M. volpei e M. inaquosus — são descritos no estudo publicado, a 27 de março, na revista científica Zootaxa.

Segundo o site Science Alert, apesar de serem venenosas, estas aranhas são completamente inofensivas para os seres humanos e gostam de caçar pequenos insetos. Schubert acrescenta ainda que são incrivelmente pequenas, “mais ou menos do tamanho de um grão de arroz”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.