Uma equipa internacional de cientistas da Academia Chinesa de Ciências anunciou esta sexta-feira a descoberta de um fóssil de uma nova espécie de pterossauro, que correspondem aos répteis voadores do período Mesozóico.
Segundo o paleontólogo brasileiro Alexander Kellner, da equipa responsável pela descoberta, o fóssil e cinco ovos foram descobertos na Região Autónoma Uigur do Xinjiang e remonta, na escala de tempo geológico, ao Cretáceo, período da era Mesozóica, que está compreendido entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás.
Os pterosauros, cujo nome significa “lagarto alado”, eram répteis voadores, contemporâneos dos dinossauros, há mais de 200 milhões de anos.
“A maioria dos fósseis encontrados estão relativamente intactos e isso é positivo para a montagem de um esqueleto de pterossauro completo”, disse Wang Xiaolin, investigador da Academia Chinesa de Ciências.
Segundo o responsável pela escavação, a descoberta destes fósseis, publicada na revista Current Biology, irá lançar uma nova luz ao estudo sobre a reprodução, desenvolvimento e comportamento dos pterossauros.
O núcleo internacional de paleontólogos assinala que essa nova espécie de pterossauros era dimorfo, ou seja, que tem ou pode tomar duas formas diferentes, e cinco de seus ovos são tridimensionalmente preservados, presumindo-se que seja o primeiro achado do género a nível mundial.
Antes desta descoberta, havia apenas quatro ovos achatados de pterossauro, preservados em formato bidimensional.
/Lusa
A serio que era do CRETACEO… pois que o bico desse pteranodonte tem dentes… uma característica de pteranossauro do jurássico pois que os pteranodontes do CRETACEO NAO TINHAM DENTES… PELO O QUE SEI… mas também achei essa publicação muito boa . continuem a publicar coisas assim.